2D (computação gráfica) – Wikipédia, a enciclopédia livre
2D em computação gráfica são usualmente chamados os objetos e entidades com duas dimensões.[1] Sua movimentação é limitada para até dois sentidos: vertical e horizontal.[2]
Se constituem de largura e comprimento. O 2D significa uma tela plana constituída apenas de frente e trás, sem laterais, e é também o mais famoso tipo usado em todo tipo de eletrónico como televisões, celulares, jogos, filmes e todo outro tipo, formando assim a tela.
Jogos eletrônicos
[editar | editar código-fonte]Computação Gráfica em 2D é amplamente usada para jogos eletrônicos. Seu uso é observado desde os jogos e franquias das primeiras gerações de jogos eletrônicos como Pac-Man,[3] Space-Invaders, Mário e Sonic até as gerações mais recentes como Tibia, entre outros.
O 2D foi largamente utilizado nos jogos eletrônicos das décadas de 60, 70, 80, 90 por sua simplicidade e tamanho pequeno, já que na época um cartucho para SNES (por exemplo) cabia apenas 14 KB.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «Definition of 2D graphics». PCMAG (em inglês). Consultado em 22 de outubro de 2022
- ↑ «What Is the Difference Between 2D and 3D Graphics?». Punchy Digital Media (em inglês). 29 de novembro de 2020. Consultado em 22 de outubro de 2022
- ↑ «What is a 2D Computer Graphic? (with picture)». Easy Tech Junkie (em inglês). Consultado em 22 de outubro de 2022