Aïn Séfra – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aïn Séfra

عين الصفراء

  Comuna e cidade  
Localização
Localização da cidade dentro da província de Naâma
Localização da cidade dentro da província de Naâma
Localização da cidade dentro da província de Naâma
Coordenadas
País  Argélia
Província Naâma

Aïn Séfra (em árabe: عين الصفراء) é uma comuna na província de Naâma, Argélia. De acordo com o censo de 2008, a população total da cidade era de 54 229 habitantes.[1]

Situada entre as Cordilheira do Atlas no Saara, está a 1.081 metros acima do nível do mar, aproximadamente 45 km a leste da fronteira com Marrocos. Está em um amplo vale entre o Monte Issa e o Monte Mekter, em ambos os lados do Uádi Aïn Séfra[2].

Em 1586, o Ksar de Aïn Séfra foi formado pelos filhos de Mohamed Ben-Chaïb dit Bou-Dekhil.

Durante as primeiras incursões francesas no século XIX, a maior parte das famílias Chorfas deixaram os alcáceres como refugiados, principalmente para Tremecém e Fez.

Entre 1881-82, Aïn Séfra tornou-se uma guarnição militar francesa para auxiliar no controle do "Portal do Saara", devido à revolta do Sheikh Bouamama - uma grande liderança da resistência popular contra a conquista colonial francesa nessa região.

Em 1887, a Empresa Franco-Algérienne ligou a ferrovia de Mécheria até Aïn Séfra, que se estendeu até Bechar e Kenadsa em 1906.

O antigo bairro europeu da cidade foi reconstruído após uma inundação em 1904, está agrupado em torno da estação ferroviária na margem norte do Wadi. Há uma ponte de ferro leva à parte sul da cidade, que contém um antigo posto militar francês e seu quartel neomouro. A parte mais antiga de Aïn Séfra, com seus jardins murados tradicionais, fica a sudoeste. O mercado de Aïn Séfra negocia ovelhas, lã, peles e sal levado lá por berberes nômades[2].

Os verões na região onde Aïn Séfra está localizada são quentes e secos, enquanto os invernos são mais frios. Mesmo assim a região desértica do Saara permanece quente durante o inverno. De acordo com a Classificação Climática de Köppen e Geiger o clima é árido (BWk).

O primeiro registro de neve na região foi em 18 de fevereiro de 1979[3]. Com novas ocorrências em nos invernos de 2017, 2018[4] e 2021[5].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argélia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.