Adelardo Covarsí – Wikipédia, a enciclopédia livre

Adelardo Covarsí
Adelardo Covarsí
Adelardo Covarsí antes de 1913
Nome completo Adelardo Covarsí Yustas
Nascimento 24 de abril de 1885
Badajoz
Morte 26 de agosto de 1951 (66 anos)
Badajoz
Nacionalidade espanhol
Ocupação pintor
Monumento a Adelardo Covarsí em Badajoz

Adelardo Covarsí Yustas (Badajoz, 24 de abril de 1885 — Badajoz, 26 de agosto de 1951) foi um pintor espanhol que se destacou pela sua técnica e cuja obra é versa temas tradicionais, rurais, de caça e paisagens da sua Estremadura natal.

Na sua obra é patente o seu interesse pelas paisagens em entardeceres outonais, com um colorido rosáceo que impregnou nas nuvens e céus, caraterísticas das dehesas[a] Nos campos da meseta pintados por Covarsí encontra-se frequentemente um castelo e escarpas rochosas. Covarsí terá sido o primeiro paisagista a retratar os campos estremenhos, que mostra a pretexto de caçadas. Os seus quadros de caça mostram cenas do fim da jornada, num ambiente familiar, e não os tiros ou apresamentos.

Teve bastante êxito não só nesse género mas também no retrato. Tem também uma série de pinturas de pescadores, marinheiros e personagens anónimos populares. Os temas tradicionais que tratou são celebrações e romarias, em que se destacam os trajes regionais.

Adelardo iniciou os seus estudos artísticos em 1903 na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando de Madrid. Em 1907 obteve o lugar de professor de desenho na Escola de Artes e Ofícios de Badajoz. Viajou em Espanha, Itália, França, Portugal, Grã-Bretanha e Países Baixos para completar a sua formação. Como diretor da Escola de Artes e Ofícios de Badajoz e como primeiro diretor do Museu Provincial de Belas Artes de Badajoz desempenhou um papel importante na cultura local.

  • 1906 — Menção honrosa na Exposição Nacional de Belas Artes de Madrid, com o quadro Atalayando
  • 1929 — Medalha de Ouro da Exposição Iberoamericana de Sevilha, com o quadro En la raya de Portugal
  • 1948 — Medalha de Honra da Exposição Nacional de Belas Artes de Madrid, com o quadro El montero de Alpotreque

Notas e referências

[editar | editar código-fonte]
[a] ^ O termo espanhol dehesa pode ser traduzido por montado. São campos ou bosques de azinheiras e sobreiros, usualmente usados como pastagens sazonais, nomeadamente para gado transumante.