Arraxide – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Al-Rashid" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre o califa abássida do século XII. Para o grande califa abássida do século IX, veja Harune Arraxide.
Arraxide
32º Califa Abássida
Reinado 11351136
Antecessor(a) Almostarxide
Sucessor(a) Almoctafi II
Nascimento 1109
  Bagdade
Morte 1138 (29 anos)
Dinastia Abássida
Pai Almostarxide

Arraxide[1] (em árabe: الراشد, lit. 'Ar-Rashid ou al-Rashid') foi o califa abássida entre 1135 e 1136. Assim como seu pai e antecessor, Almostarxide, Arraxide também tentou, sem sucesso, reconquistar a independência do Califado Abássida do Grande Império Seljúcida.

Para vingar a morte de seu pai, ele insultou o enviado do sultão seljúcida Maçude - que veio para requisitar um grande donativo -, incitou a população a saquear o palácio do sultão e então, com o apoio de Zengui, que se tornou inimigo do sultão após o assassinato de Dubeis, criou um sultanato rival (os "seljúcidas ocidentais"). Maçude correu de volta para a capital e a cercou. Bagdá, bem defendida pelo rio e seus canais, resistiu ao ataque. Porém, finalmente, o califa e Zengui, sem esperanças de sucesso, escaparam para Moçul. Restaurada a ordem e o seu poder reafirmado, o sultão convocou um concílio, depôs Arraxide e alçou seu tio, Almoctafi II, como novo califa.

Arraxide fugiu para Ispaã e ali foi morto por assassinos (hashshashins) em 1138.

Referências

  1. Coelho 1989, p. 251.
  • William Muir, The Caliphate: Its Rise, Decline, and Fall (em inglês)
  • Coelho, António Borges (1989). Portugal na Espanha Árabe: História. Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 9722104209