Alexandra Maria Lara – Wikipédia, a enciclopédia livre

Alexandra Maria Lara
Alexandra Maria Lara
Nome completo Alexandra Maria Platareanu
Nascimento 12 de novembro de 1978 (45 anos)
Bucareste, Romênia
Ocupação atriz
Cônjuge Sam Riley (desde 2009)
Filho(a)(s) 1
Outros prêmios
Alemanha Golden Camera: Melhor Atriz (2005)

Alexandra Maria Platareanu (Bucareste, 12 de novembro de 1978), mais conhecida como Alexandra Maria Lara, é uma atriz romeno-alemã. Seus filmes mais conhecidos são Der Untergang (A Queda), no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler e autora do livro que deu origem ao roteiro, e Rush, onde interpretou Marlene Lauda Knaus, a esposa do tricampeão de F1 Niki Lauda.

Lara é filha única de Valentin Plătăreanu, um ator de Bucareste, e sua esposa, Doina. Quando tinha quatro anos (em 1983) sua família decidiu fugir para a Alemanha Ocidental, para escapar do regime de Nicolae Ceauşescu na Romênia comunista.

Embora a família planejasse, no início, emigrar para o Canadá, estabeleceram-se em Freiburg im Breisgau (Baden-Württemberg), antes de se mudarem para Berlim. Após a graduação de ensino de nível médio no Französisches Gymnasium (ginásio francês) de Berlim, em 1997, Lara foi aprender a representar, sendo orientada por seu pai, co-fundador do Theaterwerkstatt Charlottenburg até 2000.

Aos 16 anos já colecionava papéis principais em vários dramas da televisão. Sua carreira deslanchou e, desde então, transformou-se numa atriz de cinema respeitada.

Seu papel mais famoso, e que a conduziu ao reconhecimento internacional, é o de Traudl Junge, a secretária de Adolf Hitler, interpretado por Bruno Ganz, no filme Der Untergang (br: A Queda), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Devido a seu desempenho convincente no filme, recebeu elogios de Francis Ford Coppola, que escreveu para ela um papel em 2007.

Alexandra Maria Lara também atuou no filme Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, no qual fez o papel da amante do cantor, Annik Honoré.

Em 2008 foi membro do júri no Festival de Cannes. No mesmo ano, voltou a atuar ao lado de Ganz em The Reader e em Der Baader Meinhof Komplex, no papel da guerrilheira Petra Schelm, uma das integrantes do grupo terrorista, morta a tiros na Alemanha dos anos 70. Em 2010 voltou ao cinema com Um Bairro Distante, de Sam Garbarski e em 2013 no filme Rush (2013), de Ron Howard como Marlene (Knaus) Lauda.

É casada com o ator britânico Sam Riley, eles se conheceram durante as filmagens de Control[1]

Prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]

Alemanha Golden Camera

Referências

  1. Kevin Maher, The good life of Sam Riley. The Sunday Times, 10 de janeiro de 2008. Acessado em 5-8-2010.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alexandra Maria Lara