A povoação de Alferce é muito antiga, muito provavelmente de épocas anteriores ao século XIII, refletindo uma toponímia de origem árabe. Uma das raízes etimológicas que lhe está intimamente associada é a palavra "al-faris", que significa cavaleiro, existindo assim uma forte possibilidade de Alferce ser uma terra de cavaleiros. Relacionando esta teoria com a arquitetura militar islâmica, existente no Cerro do Castelo de Alferce, ao qual estudos recentes apontam para que este desempenhasse em tempos uma função geoestratégica de vigilância e segurança às atividades económicas do setor agro-pecuário e da população residente.
Ainda neste âmbito do património construído, importa realçar a presença de alguns moinhos de água e de vento e a própria arquitetura da aldeia de Alferce, com destaque para a Igreja Paroquial.
↑Teixeira, Ângelo José Lopes (2006). Tipologia sócio-económica das freguesias da Região do Algarve, 1991 - 2001, Dissertação de mest., Economia Regional e Desenvolvimento Local,Faculdade de Economia, Univ. do Algarve