Anjou – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Anjou (desambiguação).
Localização da província de Anjou em 1789 na França
As armas do duque de Anjou, que se tornaram aquelas da província
As armas dos condes de Anjou
As armas da primeira Casa de Anjou atestadas desde Jofre V Plantageneta, mas provavelmente mais antigas

Anjou ou Anju[1] é uma antiga província francesa correspondendo ao atual departamento de Maine-et-Loire. Ele permaneceu praticamente intacto: pouco modificado ao sul e ao oeste, ele foi amputado do craonnais e do pays de Céan (La Flèche) ao norte, e do cantão de Bourgueil a leste.

Sua capital é Angers, que deve seu nome ao povo celta da Gália Andécaves. É também o nome de uma importante região vitivinícola francesa.

Anjou era dividido em Anjou Superior, ao norte do rio Loire, compreendendo:

e em Anjou Inferior, ao sul do Loire, e formado por

O Anjou foi na Idade Média um condado e depois um ducado.

O conde de Anjou subordinou os condes vizinhos e seus condados: Nantes, Vendôme, Maine, Mayenne e foi relacionado entre os grandes principados franceses.

Um de seus condes, Godofredo V Plantageneta, casou com Matilde, a filha do rei da Inglaterra e duque da Normandia Henrique I. O filho deles Henrique II reuniu sob sua autoridade a Inglaterra, a Normandia, Anjou e suas dependências, assim como a Aquitânia por seu casamento com Eleonor da Aquitânia, esposa repudiada do rei da França Luís VII. Isto deu origem à rivalidade secular entre os reinos da Inglaterra e da França, a Guerra dos Cem Anos.

Henrique II acrescentou a suas possessões a Bretanha, que ele controlou militarmente e a quem ele deu como duque seu filho, ainda criança, Jofre II.

Referências

Ligações externas

Media relacionados com Anjou no Wikimedia Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.