Arkhyz – Wikipédia, a enciclopédia livre

Arkhyz
Nome oficiais
(krc) Ырхыз
(kbd) Архъыз
Nome local
(krc) Ырхыз
Geografia
País
República
Distrito municipal
Zelenchuksky District (en)
Rural settlement in Russia
Arkhyzskoye rural settlement (d)
Capital de
Arkhyzskoye rural settlement (d)
Altitude
1 470 m
Coordenadas
Demografia
População
849 hab. ()
Funcionamento
Estatuto
organização territorial administrativa da Rússia (en)
História
Fundação
Identificadores
Código postal
369152
OKATO
91210000002
Mapa
A Igreja Norte é dedicada a São Jorge.
Igreja Central depois de reparos em 1897.
Igreja Sul em 1882

Arkhyz (em russo: Архыз) é uma região montanhosa na vizinhança do aul epônimo. Ela se situa a uma altitude de 1450 metros, no vale do rio Bolshoi Zelenchuk, República de Carachai-Circássia, Grande Cáucaso, Rússia, a uma distância de cerca de 70 km do Mar Negro. A vila moderna do local foi fundada em 1923, perto da confluência dos rios Arkhyz e Psysh. As montanhas do entorno elevam-se cerca de 3 000 m acima do nível do mar.

Nizhny Arkhyz é uma região de preservação arqueológica, estendendo-se por 4 km em torno das ruínas de Nizhnearkhyzskoe gorodishche, identificada como a capital de Alania, um reino cristão medieval destruído no século XIII pelas hordas de Mangu Cã. Nenhum documento bizantino menciona o nome da cidade, mas Almaçudi refere-se a ela como Ma'as ou Magas.

O detalhe mais marcante do lugar é um grupo de três igrejas medievais, cuja construção é associada às atividades missionárias do patriarca de Constantinopla Nicolau I Místico no Cáucaso. Três estruturas guardam muita semelhança com as igrejas Shoana e Senty, situadas em vales vizinhos. No século XIX, as igrejas foram afiliadas ao mosteiro de Santo Alexandre Nevsky. Com a queda da União Soviética, uma comunidade monástica renasceu no local.

A Igreja Norte parece ter sido a catedral da diocese de Alânia, entre os séculos X e XIII. A cúpula tem uma altura de 21 metros no seu ponto mais alto. O nártex continha no passado um batistério. Um viajante do século XIX descreveu afrescos bizantinos, que ainda eram visíveis nas suas paredes.

A Igreja Central parece ter sido concebida mais cedo que as outras duas, na forma de uma cruz regular, mas ela foi estendida a oeste logo após sua construção original. Ela é muito maior que a Igreja Sul, que foi construída em alvenaria de cascalho grosso, extensivamente restaurada por monges em 1899. Ela caiu em desuso durante os anos soviéticos, mas foi reconsagrada a Santo Elias. A Igreja Sul mantém a distinção de ser a igreja mais antiga em funcionamento de toda a Rússia.[1]

Remanescentes Ossetas

[editar | editar código-fonte]

A 30 km de Nizhny Arkhyz foi encontrada em 1888 uma curta inscrição funerária, escrita em caracteres gregos, datada de 941 ou 963. A inscrição foi interpretada por Vasily Abayev o texto mais antigo preservado em língua osseta.

Observatório

[editar | editar código-fonte]

Arkhyz é também o local do SAO RAS, um observatório astronômico. Por muito tempo, o telescópio óptico do SAO RAS foi o maior telescópio refletor de espelho sólido do mundo, com 6 metros de diâmetro.[2]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Arkhyz», especificamente desta versão.

Referências

  1. Informações sobre a igreja, do site do Arkhyz Observatory]
  2. The Encyclopedia Americana. Grolier Inc., 1988. ISBN 0717201120. Page 180.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arkhyz