Arlene Klasky – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros resultados sobre Arlene, veja Arlene.

Arlene Klasky (Omaha, 26 de maio de 1949) é uma animadora, designer gráfico, produtora de televisão e co-fundadora da Klasky Csupo com Gábor Csupó.[1] Arlene Klasky é uma das principais defensoras da indústria da televisão para a qualidade da programação de animação que diverte as crianças. Em 1999, foi nomeada uma das "Top 25 Women in Animation" pela publicação líder do setor, Animation Magazine. Ela é mais comumente conhecida por co-criar a série animada Os Rugrats com seu ex-marido Gabor Csupo, e Paul Germain.

Klasky e seu sócio, Gábor Csupó, formaram Klasky Csupo, Inc. em 1981.[2] Combinar os seus respectivos talentos em design gráfico e animação de personagens provou ser uma duradoura fórmula de sucesso. Hoje, ela continua a trabalhar no desenvolvimento de novos projetos para a televisão, além de supervisionar os projetos do estúdio em longa escala, juntamente com Csupo. Klasky também foi a força criativa por trás dos sucessos de bilheteria "Rugrats in Paris: The Movie" e The Wild Thornberrys Movie.

Ane Klasky desempenhou um importante papel como co-criadora e produtora executiva dos dois prêmios Emmy Award-winning Rugrats e projetou vários dos personagens principais da série. Sua visão tem inspirado outras produções distintas, inclusive, Rugrats, Os Simpsons, Futurama, AAAHH!!! Real Monsters, Santo Bugito, Rocket Power e Os Thornberrys.

Diversas partes da carreira de Klasky compartilha origens em comum com a indústria cinematográfica/de efeitos especiais. Depois de estudar animação no Instituto de Artes da Califórnia, Klasky ganhou a sua primeira experiência profissional como designer de sinalização e logotipos para projetos arquitetônicos. Ela entrou na indústria da música como designer em grandes gravadoras, como a A & M Records.

Depois de atuar como diretora de arte de revistas e publicidade, Klasky fez a transição para o cinema, juntando o lendário Robert Abel and Associates fazendo efeitos especiais e gráficos para filmes. Ela progrediu rapidamente para projetar título freelance para a New World Pictures e, em seguida, para a Marks & Marks and Film Califórnia, outra empresa que co-fundou, projetado on-air promos, IDs de estação e títulos de gráficos.

Klasky já foi casada com o seu parceiro de negócios, Gabor Csupo, desde antes de começarem a sua empresa de animação. Eles têm dois filhos juntos, fruto seus 16 anos de casamento. Desde então, o casal pediu o divórcio em 1996, mas Arlene voltou a casar-se com Csupo. Eles continuam a ser parceiros de negócios. A aparência de Tommy Pickles na série Rugrats baseia-se em seu filho mais velho, Tom.[3]

Juntos, Arlene Klasky e Gabor Csupo projetaram os títulos 21 Jump Street, Anything But Love e In Living Color. Eles também produziram videoclipes de Beastie Boys e Luther Vandross. Em 1990 eles começaram Rugrats com o piloto não exibido "Tommy Pickles and the Great White Thing" e a série iniciada em agosto de 1991.

Aaahh !!! Real Monsters estreou no Halloween de 1994, seu segundo cartoon a ser exibido pela Nickelodeon. Em 2003, Klasky fez o spin-off All Grown Up!, transmitido na América de 2003 a 2009 pelo canal The N, 2003-2006 pela Nickelodeon e em 2004 pela Nicktoons TV

Referências

  1. Eller, Claudia (17 de novembro de 2000). «Rugrats Duo Draws on Shared Vision». The Los Angeles Times. Consultado em 24 de agosto de 2010 
  2. «THE RUGRATS' REAL MOM AND DAD». Business Week. Consultado em 28 de agosto de 2010 
  3. Graham, Jefferson (1998). The Ultimate Rugrats Fan Book. [S.l.]: Simon & Schuster. p. 9. ISBN 0-689-81678-2 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]