Futbol Club Barcelona B – Wikipédia, a enciclopédia livre

Barcelona B
Nome Futbol Club Barcelona B
Alcunhas Azulgranas, Culés
Fundação 1970 (54 anos)
Estádio Estadi Johan Cruyff
Capacidade 6.000
Presidente Carlos Tusquets
Treinador(a) Rafa Márquez
Patrocinador(a) Spotify
Material (d)esportivo Nike
Competição Segunda División B
Website [1]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Fútbol Club Barcelona B é um clube de futebol espanhol, da cidade de Barcelona, ​​na Catalunha, filial do Fútbol Club Barcelona. Foi fundado como Fútbol Club Barcelona Atlètic em 1970, com a fusão do Club Deportivo Condal e o Atlético Cataluña Club de Fútbol.

É possível que muitos dos jogadores do Barça B acabem jogando na equipe principal, devido à filosofia de jogo do Barcelona que está implantada na entidade do clube.[1]

SD España Industrial

[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1 de agosto de 1934 como Sección Deportiva La España Industrial o clube era originalmente o clube desportivo da fábrica com o mesmo nome. A camisa do clube era azul e branco com listras verticais. A companhia era propriedade da família de Josep Antoni de Albert, que foi brevemente o presidente do Barcelona em 1943. Durante a presidência de Albert, o clube, agora conhecido como Club Deportivo Espanya Industrial, tornou-se o time reserva do Barcelona e começou a jogar seus jogos em casa no Les Corts. Inicialmente, o clube jogou nos campeonatos locais, regionais, mas em 1950, foi promovido para a Quarta Divisão (Tercera División) do Campeonato Espanhol e em 1952, foi promovido para a Segunda Divisão Espanhola. Em 1953, terminou como vice-campeão em ambos Terceira Divisão (Segunda División B), Grupo 1 e a subsequente promoção play-off mas porque era um clube do berçário do Barcelona, eram incapazes de mover-se uma divisão.

Depois de ganhar muitas outras promoções e play-off em 1953, o Espanya Industrial tornou-se independente do FC Barcelona e foi renomeado Club Deportivo Condal. O clube usava uma camisa azul com duas listras brancas diagonais. O clube estava agora em condições de ser promovido para a Primera División. No entanto, ele sobreviveu apenas à uma temporada e foi rebaixado em 1957. Em 1968, o clube voltou à família Barcelona como o time reserva e adotou-se a blaugrana.

Barcelona Atlètic

[editar | editar código-fonte]

Em 1970, o presidente do FC Barcelona, Agustí Montal, decidiu fundir CD Condal com outro clube júnior, Atlètic Catalunya, e formou o Barcelona Atlètic. Atlètic Catalunya foi formado em 1965 como resultado da fusão de dois outros clubes: UE Catalunya de Les Corts, fundada em 1918 como Catalunya Sporting Club, e CD Fabra Coats, fundada em 1926.

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Segunda Divisão B 4 1981-82, 1990-91, 1997-98 e 2001-02
Terceira Divisão B 2 1973-74 e 2007-08

Sedes e estádios

[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 1966, La Masia é o nome dado às instalações do Barcelona formação localizado perto do Camp Nou, no bairro de Les Corts de Barcelona. É uma antiga residência rural construída em 1702 e uma vez Camp Nou foi inaugurado em 1957, o edifício foi remodelado e ampliado para o uso como sede social do clube. Em 1979, La Masia se tornou a residência dos jovens jogadores de fora do Barcelona.

Administração

[editar | editar código-fonte]
Cargo Nome
Presidente Jacint Borràs

Referências

  1. Barcelona, AGENCIAS / (6 de dezembro de 2011). «Guardiola hace debutar a Riverola, su canterano número 22». elperiodico (em espanhol) 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]