Batalha de Lutos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Batalha de Lutos
Parte da Reconquista

O Camino Real del Puerto de la Mesa onde a batalha ocorreu
Data 794
Local Astúrias, Espanha
Desfecho Vitória Asturiana[1]
Beligerantes
Reino das Astúrias Emirado de Córdova
Comandantes
Afonso II Abedal Maleque[1]
Abdelcarim
Baixas
  70 000 mortos[1]

A Batalha de Lutos ocorreu no ano de 794, quando o emir de Córdova, Hixame I enviou incursões militares contra o Reino das Astúrias,[1] sob o comando dos irmãos Abedalcrim ibne Abedal Ualide ibne Mugaite e Abedal Maleque ibne Abedal Ualide ibne Mugaite.

Abdelcarim realizou uma campanha de agressão de terra arrasada contra as terras de Álava, enquanto seu irmão, Abedal Maleque dirigiu as suas forças para o coração do Reino das Astúrias sem encontrar resistência significativa, saqueando também a cidade de Oviedo. Ele destruiu grande parte da zona rural, incluindo igrejas construídas por Fruela I.

Em seu retorno a Alandalus, no vale do Camino Real del Puerto de la Mesa, nas Astúrias, eles foram atacados pelo rei Afonso II com forças sob seu comando.[1] Os asturianos emboscaram o exército muçulmano em uma parte do vale, perto de Grado, que é suposto pelos historiadores ser a área ao redor de "Los Lodos".

A batalha resultou em uma vitória das Astúrias e a maioria do exército invasor muçulmano foi exterminada sendo Abedal Maleque morto na ação. [1]

Referências

  1. a b c d e f Collins, Roger (2012). "Caliphs and Kings: Spain, 796-1031. [S.l.]: Blackwell Publishing. p. 65