Batelão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Batelão é uma embarcação de fundo chato, com pequeno calado (1,20 m) própria para operação próxima às margens e em águas rasas de rios, lagos e lagoas, equipada com motor de propulsão ou não, utilizada para transporte de materiais provenientes de dragagem.

Referências

Exemplo de batelão em lagoa

É uma estrutura muito semelhante a um píer, muito utilizada por pescadores de todo o Brasil. O batelão geralmente é feito de madeira, e através dele o pescador tem acesso às áreas mais profundas dos rios e lagos. É típico das áreas interioranas da região centro-oeste do país, tendo como uso secundário a pesca com ceva.

Conhecida como região dos grandes lagos e situada no noroeste de São Paulo (divisas com MS e MG), é formada pelo represamento dos rios Grande, Turvo, Marinheiro, etc. Nestes locais concentram-se muitos tipos de batelão usados na prática de pesca esportiva. São formados em tablados de madeira apoiados em cima de tambores, e muitos possuem características de uma pequena moradia. São ancorados por blocos de cimento ou amarradas em troncos. Atualmente sua utilização vem sendo questionada pela Marinha do Brasil, pois, em alguns casos, vêm sendo utilizados comercialmente em aluguéis em fins de semana, o que prejudica os proprietários que os utilizam somente para o seu lazer e que querem a regularização junto à Capitania.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.