Bateria Antiaérea do Monte Carneiro – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Bateria Antiaérea do Monte Carneiro, oficialmente denominada Prédio Militar nº 051, também referida como Posição do Monte Carneiro, localiza-se no Monte Carneiro, na freguesia dos Flamengos, concelho da Horta, na ilha do Faial, nos Açores.

Foi erguida em 1941, no contexto da Segunda Guerra Mundial, com a função de defesa do espaço aéreo da cidade da Horta. Cooperava com as baterias de artilharia de costa do Monte da Guia e da Espalamaca, tendo capacidade para executar também fogo contra navios, para defesa do porto da Horta.

Atualmente encontra-se desativada e em precárias condições de conservação.

Características

[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma bateria anti-aérea sob a forma de um complexo de infraestruturas enterradas, à excepção das instalações das guarnições e outros imóveis, foi construída empregando betão armado. Integra três espaldões para peças de artilharia antiaérea, um posto de comando de tiro (PCT), dois postos de observação (PO), três paióis e duas cisternas.

  • BARREIRA, César Gabriel. Um Olhar sobre a Cidade da Horta. Horta (Faial): Núcleo Cultural da Horta, 1995.
  • MENESES, Manuel Sousa. "A defesa dos Açores no período da 2ª Guerra Mundial (1939-1945)". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. XLV, tomo II. Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1989. p. 1399-1516.
  • Faial, Açores: Guia do Património Cultural. Edição Atlantic View – Actividades Turísticas, Lda., 2003. ISBN 972-96057-1-8 p. 81.
  • Levantamento dos Fortes Açoreanos, Registo nº 77137.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]