Yo soy Betty, la fea – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura outros significados, veja Betty, a Feia (desambiguação).
Yo soy Betty, la fea
No Brasil: Betty, a Feia
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia romântica
Criado por Fernando Gaitán
Dirigido por Mario Ribero Ferreira
Elenco
Tema de abertura "Se Dice de Mi", Yolanda Rayo
País de origem Colômbia
Idioma original Espanhol
Episódios 335
Produção
Produtor María del Pilar Fernández
Formato de imagem 480i (SDTV)
Duração 26 minutos
Exibição original
Emissora RCN Televisión
Transmissão 25 de outubro de 1999 – 8 de maio de 2001
Programas relacionados
La fea más bella
Ugly Betty
Bela, a feia

Yo soy Betty, la fea (Betty, a Feia, no Brasil) é uma telenovela colombiana produzida e exibida pela RCN Televisión entre 25 de outubro de 1999 a 8 de maio de 2001. Foi escrita por Fernando Gaitán. Considerada pelo Guinness World Records como a telenovela mais bem sucedida da história, por ser transmitida em mais de 100 países, e ser dublada em mais de 15 idiomas e 22 adaptações.[1][2]

Contou com Ana María Orozco, Jorge Enrique Abello, Natalia Ramírez, Lorna Paz, Ricardo Vélez, Mario Duarte e Celmira Luzardo nos papéis principais.

A sonhadora Beatriz Pinzón Solano, interpretada por Ana María Orozco, é uma competente economista de 26 anos, que sempre sofreu com sua aparência. A jovem que usava óculos de aros grossos, aparelho nos dentes e se vestia como uma mulher muito mais velha, ao buscar uma posição profissional, era sempre preterida por outras candidatas mais bonitas do que ela. Já cansada de buscar oportunidades na sua área de atuação, essa moça, conhecida como Betty, se candidata ao posto de secretária na Eco Moda, uma organização empresarial do mundo da moda. Escolhida por Armando Mendoza, um belo empresário que havia assumido há pouco tempo o cargo de presidente da empresa, Betty seria a secretária ideal, porque não causaria ciúmes à sua bela noiva Marcela, além de ser a pessoa adequada para acobertar suas aventuras amorosas com as modelos do casting da companhia.

No dia a dia, com a convivência, Betty se apaixona perdidamente, em segredo, por seu chefe, e acoberta seus casos para que ele sempre se saia bem. Além disso, diante de uma crise financeira da empresa, maquia o balanço para proteger seu grande amor já que ele não estava atingindo as metas necessárias para manter seu posto. Não satisfeito só com o maquiar dos balanços, Armando, confiante na lealdade de Betty, a envolve em uma jogada, criando uma empresa em seu nome, para que ela pudesse embargar a Eco Moda em caso de uma emergência com seus credores. Para assegurar a total lealdade da secretária, Armando instigado por seu amigo Mário decide, a contragosto, seduzi-la. Ela, frágil e desacostumada a ser amada, cai nas garras do patrão e passa a se encontrar com ele às escondidas. Para a surpresa de Armando, ele começa a se encantar de verdade por Betty, mesmo sem aceitar o fato, um amor genuíno cresce diariamente em seu coração, ainda que envolvido em uma complicada trama de mentiras e armações.

Entretanto, antes de que Armando se dera conta e confessasse à Betty seu amor, ela descobre a armação dele com Mário e, magoada, entrega seu amor ao conselho da empresa. Betty parte pela porta dos fundos da Eco Moda, mas encontra na relações públicas Catalina uma amiga que a levará como assistente para trabalhar em Cartagena, o que acarretará uma transformação na sua maneira de olhar o mundo e de mirar a si mesma. Decidida, viaja com a nova chefa, deixando Armando desesperado e sem notícias suas. Na Eco Moda, enquanto isso, tudo está em ruínas, as dívidas afloram, a família está em crise, Armando termina o noivado com Marcela e sofre com a falta de Betty por quem se descobriu perdidamente apaixonado. Mas uma grande reviravolta acontece na trama quando Betty, transformada, volta para salvar a empresa da bancarrota. Armando luta por ela, mas Betty teme que essa paixão não seja verdadeira. Trabalhando juntos outra vez, mas agora com ela no comando, eles descobrirão o valor do amor, do companheirismo e o valor de agir com ética, descobrindo que é preciso mais do que a simples beleza na construção de relações duradouras.

Este é o local de trabalho de Beatriz Pinzón Solano, a Betty, na novela Betty, a Feia. Também trabalham lá o grupo de secretárias chamadas de "O Quartel das Feias", o chefe e presidente da empresa, Armando Mendoza, Marcela, sua noiva, Hugo Lombardi, o estilista, Patrícia Fernandez, secretária incompetente e melhor amiga de Marcela, entre muitos outros. A novela se passa principalmente na Eco Moda. A trama de Betty, a Feia, mostra o desenvolvimento da gestão de Armando frente à empresa e os desastres financeiros nos quais acaba se colocando. Com a cumplicidade de Betty, Armando falsifica balanços para esconder as dívidas e a situação real da empresa, para não perder a presidência. Ao ver a situação complicada, empresta capital suficiente para a criação da Investimentos Terra Moda, por Betty. A nova empresa será a responsável por embargar a Eco Moda e evitar que ela seja entregue e partilhada pelos bancos. A trama também mostra o envolvimento afetivo de Armando e Betty e o jogo sujo no qual ele envolve a Feia para não perdê-la, com medo de que ela possa dar um golpe e assumir sozinha a Eco Moda.

Intérprete Personagem
Ana María Orozco Beatriz Aurora Pinzón Solano (Betty)
Jorge Enrique Abello Armando Mendoza Sáenz
Natalia Ramírez Marcela Valencia
Lorna Paz Patricia Fernández
Ricardo Vélez Mario Calderón
Mario Duarte Nicolás Flaminio Mora
Stefanía Gomez Aura Maria Fuentes
Paula Peña Sofía de Rodríguez
Luces Velásquez Bertha de González
Dora Cadavid Inés de Ramírez (Inesita)
Marcela Posada Sandra Patiño
María Eugenía Arboleda Mariana Valdéz
Júlio César Herrera Freddy Stewart Contreras
Celmira Luzardo Catalina Ángel
Luis Mesa Daniel Valencia
Julián Arango Hugo Lombardi
Jorge Herrera Hermes Pinzón Galarza
Adriana Franco Julia Solano Galindo de Pinzón
Kepa Amuchastegui Roberto Mendoza
Talú Quintero Margarita Sáenz De Mendoza
Alberto León Jaramillo Saúl Gutiérrez
Martha Isabel Bolaños Jenny García
Saúl Santa Efraín Rodríguez
David Ramírez Wilson
Luis Enrique Roldán Dr. Santamaría
Diego Cadavid Román

Participações especiais

[editar | editar código-fonte]
Intérprete Personagem
Taís Araújo Ela mesma
Patrick Delmas Michel Doinel
Scarlet Ortiz Alejandra Zing
Pilar Uribe María Beatriz Valencia
Alberto Valdiri Gordito González
Angeline Moncayo Karina Larson
Verónica Ocampo Claudia Bosch
César Mora Dr. Antonio Sánchez
Elías Rima Nassiff Dr. Enrico Rosales
Paulo Sanchez Neira Ortiz
Armando Manzanero Ela mesma
Cecilia Bolocco Ela mesma
Charlie Zaa Ela mesma
Laura Flores Ela mesma
Ricardo Montaner Ela mesma
Olga Tañon Ela mesma
Adriana Arboleda Ela mesma
Andrea Serna Ela mesma
Franco De Vita Ela mesma
Gisela Valcárcel Ela mesma
Gloria Calzada Ela mesma
Título Intérprete Gênero Musical
Se dice de mí Yolanda Rayo Milonga
Los chicos no lloran Miguel Bosé Balada
Locura mía Joe Cuba Bolero
Llorarás Oscar D’Leon Salsa
Si nos dejan Vicente Fernández / Luis Miguel Ranchera
Solo con un beso Ricardo Montaner Balada
Yo sé que es mentira Amaury Gutiérrez Pop Rock
Religiones Mario Duarte Rock em espanhol
Golpe de ala
Se dejaba llevar por ti Diego Torres / Ketama (Chillout) Balada romántica
Un buen perdedor Franco DeVita Balada romántica
Bésame Ricardo Montaner Balada romántica
Somos novios Armando Manzanero e Olga Tañon Bolero

A novela colombiana chegou a ser adquirida pela Rede Globo, no final de 2000, com a finalidade de impedir a sua exibição no Brasil pela sua principal concorrente na época, o SBT. A emissora carioca desembolsou 100 mil dólares, o equivalente a produção de um capítulo da novela global, para comprar os direitos de Yo soy Betty, la fea. Em entrevista a revista ISTOÉ daquele ano, o diretor de vendas internacionais da Rede Globo, Luís Alberto Simonetti, chegou à cogitar a possibilidade de realizar uma adaptação da novela colombiana, fato este que não acontecia desde a década de 1960.[3]

O SBT poderia ter adquirido Yo soy Betty, la fea, através de um pacote de novelas colombianas e venezuelanas que adquiriu em 2000. Entre as novelas que a emissora de Silvio Santos comprou estavam: Kassandra (exibida em 2000), Café, con aroma de mujer (exibida em 2001), além das novelas Mundo de Fieras (1991, produção da Venevisión) e Quirpa de tres mujeres (1996, produção da Venevisión), ainda inéditas no Brasil. Em 2002, quando o SBT decidiu entrar na briga pelos direitos de Betty, A Feia, teria sido impedida pela Televisa, já que na época mantinha um contrato de exclusividade com a emissora mexicana.

Com isso, a RedeTV! conseguiu tirar da Rede Globo os direitos autorais, mas, para isso, teve que desembolsar 3 milhões de dólares entre direitos e tradução.[4]

No Brasil foi exibida na RedeTV! entre 27 de maio de 2002 a 28 de junho de 2003, em 342 capítulos, e era exibida em horário nobre.[5] A telenovela fez muito sucesso, considerada a maior audiência da história da RedeTV! até hoje, chegando a marcar 10 pontos, terminando com média geral de 5,34 pontos, sendo substituída por Pedro o Escamoso.

Foi reprisada pela primeira vez de 29 de novembro de 2004 a 14 de março de 2006, em 337 capítulos, substituindo Gata Selvagem, totalizando mais de um ano no ar.[6] Terminou com média geral de 1,1 ponto.[7]

Foi reprisada pela segunda vez de 4 de março a 6 de dezembro de 2013, em 194 capítulos e em alta definição.[8] A audiência oscilava entre 1 e 2 pontos diários, terminando com média geral de 1,24 pontos.

A novela atualmente está disponível no catálogo da Amazon Prime Video, e além de contar com a opção de legenda, a novela recebeu uma nova dublagem realizada no estúdio Universal Cinergia Dubbing - RJ com o elenco todo carioca (antes paulista), mantendo quase todos os dubladores da versão mexicana La fea más bella reprisando seus respectivos personagens agora na versão original.

Está sendo exibida pelo canal pago TNT Novelas desde o dia 01 de julho de 2024, substituindo A Agência ás 18h15. Essa exibição está repaginada com uma nova dublagem.[9]

Internacional

[editar | editar código-fonte]

A novela foi vendida para 100 países, dublada em 15 idiomas, sendo uma das novelas mais exibidas no mundo. Seus direitos foram para emissoras de todo o mundo, que fizeram suas próprias versões. A versão mexicana La fea más bella, produzida pela Televisa, foi exibida no Brasil pelo SBT. Nos Estados Unidos a telenovela tornou-se uma série de grande sucesso com Ugly Betty, originalmente exibida pelo canal fechado Sony Entertainment Television, sendo também exibida pelo SBT. Em 2009, a RecordTV adaptou a novela, intitulada de Bela, a Feia, a qual recebeu diversas críticas no início de que estaria fugindo do seu texto original.

Prêmios e Indicações

[editar | editar código-fonte]

Prêmios India Catalina

[editar | editar código-fonte]
Ano Categoría Indicação Resultado Ref.
2000 Melhor Telenovela Venceu [10][11]
Melhor Atriz Principal Ana María Orozco Venceu
Melhor Ator Principal Jorge Enrique Abello Indicado
Melhor Autor Fernando Gaitán Venceu
Revelação Artística Julio César Herrera Venceu

Prêmios TP de Oro (Espanha)

[editar | editar código-fonte]
Ano Categoría Indicação Resultado Ref.
2001 Melhor Telenovela Venceu [12]

Prêmios ACE (Estados Unidos)

[editar | editar código-fonte]
Ano Categoría Indicação Resultado Ref.
2001 Melhor Programa Cênico Venceu [13]
Figura Internacional Femenina Ana María Orozco Venceu

Prêmios TVyNovelas (Colômbia)

[editar | editar código-fonte]
Ano Categoría Indicação Resultado Ref.
2001 Melhor Telenovela Fernando Gaitán Venceu [14]
Melhor Atriz Ana María Orozco Venceu
Melhor Ator Jorge Enrique Abello Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante Natalia Ramirez Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Luis Mesa Venceu
Melhor Atriz De Elenco Lorna Paz Venceu
Melhor Ator De Elenco Julián Arango Venceu
Melhor Autor Fernando Gaitán Venceu
Melhor Diretor Mario Ribero Venceu
Ator Revelação Julio César Herrera Venceu
Atriz Revelação Martha Isabel Bolaños Venceu

Prêmios INTE (Estados Unidos)

[editar | editar código-fonte]
Ano Categoría Indicação Resultado Ref.
2002 Melhor Telenovela Venceu [15]
Atriz do Ano Ana María Orozco Venceu

Exibição Internacional

[editar | editar código-fonte]
País Emissora Ano Título Local
Colômbia RCN 1999 - 2001 Yo soy betty la fea
Venezuela RCTV 2000
Televen -
Chile Canal 13 2001/2018
La Red -
Espanha Antena 3 1999 - 2001
Nova 2019
Equador Gamavisíon -
TC Television -
Canal Uno -
Teleamazonas -
Peru Panamericana Televisíon 2000 - 2001
ATV -
Frequencia Latina 2014
Costa Rica Repretel -
El Salvador Telecorporacíon Salvadoreña -
Guatemala Canal 3 -
Guatevisíon -
Honduras Canal 5 -
Nicarágua Televicentro -
TV RED -
México Gala TV -
El Canal de las Estrellas -
Panamá Telemetro -
NEXtv -
Estados Unidos Univision -
Telefutura -
MundoFOX -
Telemundo -
Argentina Telefe -
Canal 9 -
Magazine -
Brasil Rede TV! 2002-2003, 2004-2006 e 2013 Betty, a Feia
TNT Novelas 2024
Itália Happy Chanel - Betty la fea
Romênia Acasa TV -
Paraguai SNT 2001, 2004 e 2016 Yo soy betty la fea
Paravision -
Bolívia Unitel -
Bolivision -
Cadena A Red Nacional -
Polônia TVN - -
República Dominicana Tele Antilhas - Yo soy betty la fea
Telesistema 2000, 2004, 2007, 2009 e 2016
Hungria TV2 - -
Uruguai Canal 4 - Betty la fea
Israel Canal Viva - -
Rússia RTVi - -
Eslovênia POP TV - -
Japão Super! Drama TV! - -
Filipinas GMA Network - -
Indonésia RCTI - -

Sequências e spin-off

[editar | editar código-fonte]

O sucesso de Yo soy Betty, la fea levou à sua primeira sequência intitulada Ecomoda.[16] Estreou pela primeira vez na Univision em 2 de dezembro de 2001, concluindo em 2 de junho de 2002.[17] Algumas cenas do primeiro episódio foram filmadas em Buenos Aires, e algumas cenas da sequência de abertura foram filmadas em Miami, Flórida.[18] Na Colômbia, a série estreou em 21 de maio de 2002,[19] No Brasil a série ainda é Inédita.

Betty Toons é uma série de televisão animada que apresenta Betty quando criança com seus amigos. Foi ao ar na RCN Televisión entre 2002 e 2003.

Betty, la fea: la historia continúa

[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2023, foi anunciado que a Amazon Prime Video havia encomendado uma sequência.[20] A série, intitulada Betty a Feia: A História Continua estreou em 19 de julho de 2024.[21]

Remakes internacionais

[editar | editar código-fonte]
Ano País Título Personagem Atriz Formato Idioma Emissora
2003  Índia Jassi Jassi Koi Nahin Jasmeet Walia Mona Singh Série Hindi Sony
 Israel Esti Ha'mechoeret Esti Ben-David Riki Blich Telenovela Hebraico Sony
2005  Turquia Sensiz Olmuyor Gönül Üstünsoy Özlem Conker Série Turco Show TV / Kanal D
 Alemanha Verliebt in Berlin Lisa Plenske Alexandra Neldel Série Alemão Sat.1
 Rússia Ne rodis krasivoy Katya Pushkaryova Nelli Uvarova Série Russo STS
2006  México La fea más bella Letícia "Letty" Padilla Solis Angélica Vale Telenovela Espanhol Televisa
 Países Baixos Lotte Lotte Pronk Nyncke Beekhuyzen Telenovela Neerlandês Talpa
Espanha Yo soy Bea Bea Pérez Pínzon Ruth Nuñez Série Espanhol Telecinco
 Estados Unidos Ugly Betty Beatriz "Betty" U. Suárez America Ferrera Série Inglês ABC
2007  Bélgica Sara Sara de Roose Veerle Baetens Telenovela Flamenco VTM
 Grécia Maria, i Aschimi Maria Papasotiriou Aggeliki Daliani Telenovela Grego Mega
 Sérvia Ne daj se, Nina Nina Brlek Lana Gojak Série Servo-Croata FOX Television
 Croácia RTL Television
2008  Vietname Cô gái xấu xí Huyen Dieu Ngoc Hiep Série Vietnamita VTV3
 Chéquia Ošklivka Katka Katka Bertoldová Kateřina Janečková Série Tcheco TV Prima
Filipinas I Love Betty La Fea Beatrice "Betty" Pengson Bea Alonso Telenovela Filipino ABS-CBN
 China Chou Nu Wu Di Lin Wu Di Li Xin Ru Série Mandarim Hunan TV
 Polónia BrzydUla Ula Cieplak Julia Kamińska Série Polaco TVN
2009  Brasil Bela, a Feia Anabela "Bela" Palhares Giselle Itié Telenovela Português RecordTV
2010  Geórgia Gogona Gareubnidan Tamuna Chelidze Tika Makharadze Série Georgiano TV11
2011  Malásia Misi Betty - Siti Fazurina Série Malaio TV9
2013 Equador Veto, el feo Beto Efraín Ruales Sitcom Espanhol Ecuavisa
2014  Egito Heba, Regl Elghorab Heba Shoier Amy Samir Ghanem Série Árabe CBC
2015  Tailândia Ugly Betty Pratchayanan "Babymind" Suwanmani Piyarat Kaljaruek Série Tailandês ThairathTV
2019  Estados Unidos Betty en NY Beatriz Aurora Rincón Lozano Elyfer Torres Telenovela Espanhol Telemundo
2020  Argélia Timoucha Timoucha Mina Latcher Série Árabe argelino EPTV
2021 África do Sul uBettina Wethu Bettina "Betty" Farieda Metsileng Série Inglês SABC 1
2024  Brasil Blogueirinha, a Feia Blogueirinha Bruno Matos Webnovela Português Dia TV

Referências

  1. Yo soy Betty la fea’ entra al libro de los Guinnes Records (em castelhano) colombia.com. (Fevereiro, 2010).
  2. La fea, en los Guinness Records Arquivado em 11 de janeiro de 2012, no Wayback Machine. (em castelhano) El Diario. (Fevereiro, 2010).
  3. «Num golpe contra o SBT, a Globo compra e engaveta a novela colombiana Yo soy Betty, la fea». www.istoe.com.br. Dezembro de 2009. Consultado em 17 de abril de 2016 
  4. «Primeira novela da RedeTV! é colombiana». www.estadao.com.br. Maio de 2002. Consultado em 17 de abril de 2016 
  5. «"Betty, A Feia" estréia hoje na Rede TV!». Folha Ilustrada. 27 de maio de 2002. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  6. «Rede TV! engata "namoro" com grupo venezuelano Cisneros». www1.folha.uol.com.br. Junho de 2003. Consultado em 17 de abril de 2016 
  7. «Fixo - Audiência Detalhada da Televisão Brasileira». Fitty Forum. Consultado em 18 de fevereiro de 2023 
  8. «RedeTV! tira trilha sonora de "Betty, a Feia" para não pagar direitos». natelinha.ne10.uol.com.br. Setembro de 2013. Consultado em 17 de abril de 2016 
  9. «Com 'Betty, A Feia', TNT Novelas consegue maior audiência de sua história na TV paga». F5. 19 de julho de 2024. Consultado em 19 de julho de 2024 
  10. Los seleccionados a la Catalina de oro (em castelhano) ElTiempo.com. (Fevereiro, 2000).
  11. Barrieron con Catalina (em castelhano) ElTiempo.com. (Março, 2000).
  12. Fernando Gaitán, creador de Betty La Fea y Café con Aroma de mujer (em castelhano) Hoy . (Fevereiro, 2005).
  13. Yo soy Betty, la fea (Serie de TV) (em castelhano) filmaffinity.
  14. "Betty la Fea" arrasó con premios de televisión colombiana (em castelhano) emol. (Abril, 2001).
  15. Premios INTE para varios argentinos Arquivado em 3 de dezembro de 2013, no Wayback Machine. (em castelhano) Estilo. (Junho, 2002).
  16. Izarra, Richard (18 June 2001). «Univisión retransmitirá Betty y su continuación Ecomoda». produ.com (em espanhol). Consultado em 8 May 2024  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  17. Ramos-Weiner, Maribel (27 November 2001). «Ecomoda a partir del 2 de diciembre por Univisión». produ.com (em espanhol). Consultado em 8 May 2024  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  18. «Eco Moda, La Segunda Parte de Betty la Fea, Comenzara a Filmarse en Buenos Aires» (em espanhol). Periodismo.com. 9 October 2001. Consultado em 17 February 2012. Cópia arquivada em 31 March 2007  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  19. «Se estrenó en Colombia secuela de "Yo soy Betty, la fea"». Emol.com (em espanhol). 21 May 2002. Consultado em 9 May 2024  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  20. Granada, Emiliano (6 de julho de 2023). «Ana Maria Orozco Reprises Iconic Lead in Amazon Prime's 'Ugly Betty' Sequel». Variety (em inglês). Consultado em 17 de agosto de 2024 
  21. Cifuentes, Carlos (8 de maio de 2024). «Prime Video anunció que el 19 de julio se estrena la nueva serie Betty la fea, producida por Estudios RCN». PRODU (em espanhol). Consultado em 17 de agosto de 2024 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]