Bolo de camadas – Wikipédia, a enciclopédia livre

O bolo veludo vermelho é normalmente em camadas

Um bolo de camadas é um bolo que consiste em várias camadas de bolo, normalmente unidas por ganache, doce de leite, chantili ou geleia, entre outros. A maioria das receitas de bolo pode ser feita em camadas, mas bolos amanteigados e bolos esponja são os mais comuns.
Na maioria das vezes, o bolo leva cobertura em seu entorno, mas às vezes as laterais são deixadas sem cobertura, deixando à mostra o recheio e a quantidade de camadas.

Combinações populares de sabor incluem o bolo veludo vermelho e o Floresta Negra com bolos de chocolate, e doce de leite com ameixa, e chantili com morangos para bolos básicos, como o pão de ló e o bolo Chiffon.

Formas antigas

[editar | editar código-fonte]
Esta torta Dobos é uma forma antiga

Um estilo antigo de bolo em camadas é comum no sudoeste da Europa. Na Ucrânia e na Rússia, as pessoas continuam fazendo bolos de camadas do modo tradicional: a massa é assada em formas em finas camadas, algo em torno de um centímetro, para serem empilhadas posteriormente. Estas "folhas" são cobertas com uma fina camada de creme ou geleia, e montadas com 7 ou 8 camadas de altura. Este modo, que alcança a mesma altura de um bolo de camadas ocidental, é coberto, fazendo a estrutura não ser visível. À primeira vista, estes bolos se assemelham ao estilo Alemão de confeitaria, como o bolo Floresta Negra

Bolos de camadas sempre servem mais de uma pessoa, portanto, são maiores que os cupcakes, queques ou outros bolos individuais. Um bolo de camadas de tamanho normal, que é assado em formas circulares de 22 centímetros, costuma servir aproximadamente 16 pessoas.

Diferentemente do rocambole, o bolo em camadas é feito de peças separadas de bolo.