Bona de Artésia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bona
Senhora de Houdain
Bona de Artésia
Duquesa da Borgonha
Reinado 30 de novembro de 142417 de setembro de 1425
Antecessor(a) Micaela de Valois
Sucessor(a) Isabel de Portugal
Condessa de Nevers, Artésia e Flandres
Reinado 20 de junho de 141325 de outubro de 1415
Predecessor(a) Isabel de Coucy
Sucessor(a) Maria d'Albret
Nascimento 1395/96
Morte 17 de setembro de 1425 (30 anos)
  Dijon, Côte-d'Or, França
Sepultado em Mosteiro de Champmol
Cônjuge Filipe II de Nevers
Filipe III da Borgonha
Descendência Carlos I de Nevers
João II de Nevers
Casa Artésia
Valois-Borgonha (por casamento)
Pai Filipe de Artésia
Mãe Maria de Berry

Bona de Artésia (1395/96Dijon, 17 de setembro de 1425)[1] foi uma nobre francesa. Ela foi condessa de Nevers, Artésia e Flandres pelo seu primeiro casamento com Filipe II de Nevers, e posteriormente, duquesa da Borgonha pelo seu segundo casamento com Filipe III da Borgonha. Também foi suo jure senhora de Houdain, e regente de Nevers de 1415 a 1424.

Bona foi a primeira filha, terceira e penúltima criança nascida de Filipe de Artésia, conde d'Eu e de Maria de Berry, duquesa da Auvérnia. Seus avós paternos eram João de Artésia, conde d'Eu e Isabel de Melun. Seus avós maternos eram João de Berry, duque de Berry e Auvérnia, e Joana de Armagnac. Através de seu avô materno, Bona era bisneta do rei João II de França e de Bona de Luxemburgo.

Ela teve três irmãos por parte de pai e mãe: Filipe, Carlos de Artésia, Conde d'Eu, e Catarina, esposa de João de Bourbon, Senhor de Carency.

Pelo terceiro casamento de sua mãe com João I, Duque de Bourbon, teve três meio-irmãos: Carlos I, Duque de Bourbon, marido de Inês da Borgonha, Luís, e o conde Luís I de Montpensier, esposo de Joana de Clermont-Sancerre, delfina de Auvérnia.

Bona sucedeu a sua tia, Joana de Artésia, como senhora de Houdain.

Em 12 de março de 1413, foi assinado o contrato de casamento entre Bona e o conde Filipe II, em Paris. Ele era filho de Filipe II da Borgonha e de Margarida III da Flandres. Eles se casaram em 20 de junho daquele ano, no Castelo de Beaumont-en-Argonne, ou em Beaumont-en-Artésia.

O casal teve dois filhos. Filipe faleceu durante a Batalha de Azincourt, na data de 25 de outubro de 1415.

Devido à minoridade de seu filho primogênito, Carlos, a condessa tornou-se regente do condado em seu nome, posição ocupada de 1415 a 1424.

Entre 1413 e 1423, Bona fundou um mosteiro da Ordem das Clarissas, no castelo dos condes de Nevers, na comuna de Decize.[2]

Após quase dez anos de viúvez, a condessa casou-se com o sobrinho de seu falecido marido, o conde Filipe III de Borgonha, em 30 de novembro de 1424, em Moulins-Engilbert. O conde era filho de João, Duque da Borgonha e de Margarida da Baviera.

Eles não tiveram filhos. Bona faleceu no dia 17 de setembro de 1425, em Dijon, e foi enterrada no Mosteiro de Champmol.

Descendência

[editar | editar código-fonte]
  • Carlos I de Nevers (1414 – maio de 1464), sucessor do pai. Foi marido de Maria d'Albret, mas não teve filhos;
  • João II de Nevers (25 de outubro de 1415 – 25 de setembro de 1491), sucessor do irmão. Foi primeiro casado com Jaqueline d'Ailly, com quem teve dois filhos; depois foi marido de Paula de Brosse, com quem teve uma filha, e por fim, foi esposo de Francisca d'Albret. Também teve quatro filhos ilegítimos de duas amantes diferentes.

Referências