Butter (canção de BTS) – Wikipédia, a enciclopédia livre

"Butter"
Butter (canção de BTS)
Single de BTS
Lançamento 21 de maio de 2021 (2021-05-21).
Gênero(s)
Duração 2:44
Gravadora(s) Big Hit Music
Sony Music
Composição
  • Jenna Andrews
  • RM
  • Alex Bilowitz
  • Sebastian Garcia
  • Robert Grimaldi
  • Stephen Kirk
  • Ron Perry
Capa alternativa
Capa do CD do single álbum Butter.
Vídeo musical
"Butter" no YouTube

"Butter" é uma canção gravada pela boy band sul-coreana BTS. Foi lançada como single digital em 21 de maio de 2021, através das gravadoras Big Hit Music e Sony Music Entertainment, como o segundo single em inglês da banda. A faixa disco-pop, dance-pop e EDM foi escrita por Jenna Andrews, RM, Alex Bilowitz, Sebastian Garcia, Robert Grimaldi, Stephen Kirk e Ron Perry. Sua produção foi realizada pelos três últimos. "Butter" recebeu críticas positivas dos críticos de música, com elogios à sua melodia cativante. Foi um sucesso comercial, entrando nas paradas de diversos países, bem como na Billboard Global 200. Um remix com a rapper americana Megan Thee Stallion também foi lançado.

Os relatórios iniciais sobre "Butter" disseram que era "uma faixa pop dançante repleta de charme e carisma feita pelo BTS". A Rolling Stone descreveu a música como "uma celebração pura e arrebatadora de dance-pop ao estilo de Bruno Mars, com camadas de sintetizadores estilo Jam e Lewis". RM, líder do grupo, disse que a canção é "muito enérgica" e "perfeita para o verão". A Forbes chamou de "faixa disco-pop chiclete" semelhante a "Dynamite", com uma "batida pulsante, de baixo e um refrão delicioso".[1] Depois de lançada, "Butter" foi categorizada como uma canção dos anos 1980-1990, dance-pop[2] e EDM[3] com elementos de pop rap.

Em uma coletiva de imprensa realizada no dia do lançamento da canção, RM revelou que, que o grupo gostaria de participar da composição do seu próximo single, mas eles acreditavam que "Butter" já soava "muito bem" e "muito completo". Ele ainda explicou que "mudou algumas partes do rap da canção" porque "algumas das partes do rap original não eram totalmente compatíveis com o estilo do grupo". O membro disse que apesar de ainda haver "algumas lacunas" em sua fluência com o inglês, foi bem simples alterar as seções de rap na canção. Suga também tentou ajudar na composição, já que ele tinha estudado ativamente inglês durante o ano anterior mas a barreira do idioma ainda era um problema, então suas sugestões foram "imediatamente retiradas".[4] Assim como "Dynamite", "Butter" não tem nenhuma mensagem pesada. Jimin revelou que não havia nenhum significado profundo por trás da letra e que o objetivo canção era que ela fosse "simples" e "fácil de ouvir".[5]

Em 5 de abril de 2021, alguns dias após o lançamento de seu single japonês "Film Out", BTS anunciou que lançaria uma nova música em maio.[6] A Big Hit Music divulgou que ia revelar os planos após eles serem totalmente finalizados.[7] Em 26 de abril, o título e a data de lançamento do single foram anunciados em uma transmissão ao vivo de uma hora no YouTube. O vídeo apresentava uma contagem regressiva com sons de cozinha ao fundo, o texto "Butter" e a data "21 de maio de 2021" apareceu no final do streaming. A livestream acumulou mais de 12,8 milhões de visualizações. Fotos conceituais e teasers em vídeo para a canção foram compartilhados através das mídias sociais oficiais da banda nas semanas seguintes. Eles realizaram uma coletiva de imprensa global uma hora após o lançamento do single.

O grupo foi o primeiro convidado na nova série exclusiva de rádio da Mellon Station, BigHit Music Record, em 21 de maio para apresentar "Butter" e participar de um questionário de perguntas feito pelos fãs.[8] O single impactou as estações de rádio americanas em 25 de maio. Em 27 de maio, a Big Hit anunciou o lançamento de um remix da música chamado "Butter (Hotter Remix)", como agradecimento aos fãs pelo apoio.

Um CD single de "Butter" e de outro single intitulado "Pemission to Dance", escrita por Ed Sheeran, Johnny McDaid, Steve Mac e Jenna Andrews e produção de Mac, Stephen Kirk e Andrews. Foi lançado em 9 de julho e incluiu versões instrumentais de ambas as músicas.[9]