Calcio Padova – Wikipédia, a enciclopédia livre

Padova
Nome Calcio Padova
Alcunhas Biancoscudati (Branco-blindados)
Biancorossi (Branco-vermelhos)
Patavini (Paduanos)
Fundação 1910 (108 anos)
Estádio Estádio Euganeo
Capacidade 32.336
Localização Pádua
Presidente Roberto Bonetto
Treinador(a) Massimo Pavanel
Patrocinador(a) REPLAY jeans
Material (d)esportivo Macron
Competição Serie C
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Calcio Padova é um time de futebol italiano da região de Vêneto, que atualmente milita na Serie B italiana. Fundado em 1910, suas cores oficiais são o vermelho e branco.

Foi o time que revelou Alessandro Del Piero, jogador da Seleção Italiana de Futebol e campeão mundial de futebol em 2006. Estrangeiros que se destacaram no Padova incluem nomes como Alexi Lalas, Goran Vlaović, Thiago Rangel Cionek e Vasco Faísca.

Em 2014 a equipe terminou a Serie B na vigésima posição. Mais tarde o Padova decretou falência e foi rebaixado à Serie D e passou a se chamar Biancosduscati Padova. Então conquistou o acesso à Lega Pro e na temporada seguinte passou a se chamar Calcio Padova Spa.

Na temporada 2020-2021, a promoção direta só faltou: o Pádua de Mandorlini terminou o campeonato empatado com o Perugia no grupo B, mas sucumbiu devido ao pior saldo de gols nos confrontos diretos. Porém, a segunda colocação rendeu aos paduanos o acesso aos play-offs, onde o time chegou até a partida final contra o Alessandria , após já ter eliminado Renate nas quartas de final e Avellino nas semifinais. Na dupla final contra os piemonteses, o jogo de ida em Euganeo termina em 0 a 0; o mesmo placar permanece após o tempo regulamentar e a prorrogação na partida de volta em Moccagatta , que obriga os times a disputarem a disputa de pênaltis , que vê o Pádua perder por 4 a 5, deixando o Alessandria promovido à Série B.

A temporada 2021-2022 começa com a chegada do técnico Massimo Pavanel , técnico do Feralpisalò na temporada anterior. A equipe, mais uma vez montada com um quadro significativo para a categoria, almeja a liderança do grupo A e soma mais pontos que no ano anterior; No entanto, o Südtirol propõe-se servir de contrapeso , tornando-se líder na 11ª jornada e, a dois terços da temporada, conseguindo liderar os Biancoscudati (que perdem pontos principalmente contra equipas de classificação média-baixa) por até um máximo de 10 pontos. Em fevereiro, o clube decidiu proceder a uma clara remodelação do organograma, demitindo Pavanel e o diretor esportivo Sean Sogliano , substituídos respectivamente por Massimo Oddo e Massimiliano Mirabelli . A mudança revitaliza o Padova, que consegue vencer por pouco (novamente contra o Südtirol) a Copa da Série C da Itália e, graças a duas derrotas e um empate sofrido pelos sul-tiroleses, reduz a diferença na classificação para apenas dois pontos. A ultrapassagem, porém, não se concretizou, pois os biancoscudati empataram o confronto direto da penúltima jornada em 0 a 0 e perderam a última rodada para o Virtus Verona por 1 a 2 , tendo, portanto, que disputar os play-offs como vice-campeões. Aqui os biancoscudati eliminam em sequência Juventus Sub-23 (0-1 na primeira mão no Piemonte; 0-1 para os bianconeri no Euganeo que qualifica Pádua devido à sua melhor colocação na temporada regular ) e Catanzaro (0-0 na Calábria; 2 a 1 no Euganeo), chegando à dupla final contra o Palermo , porém perdendo as duas partidas por 1 a 0 e permanecendo assim na Série C.

A temporada 2022-2023 começa com a chegada de Bruno Caneo , após Oddo e Padova decidirem de comum acordo não continuarem juntos. Após um excelente início tanto no jogo quanto nos resultados, o time sofreu uma involução. em 11 de dezembro de 2022, Bruno Caneo foi demitido e substituído no dia seguinte por Vincenzo Torrente . Sob a orientação de Torrente o time ficou em quinto lugar e assim entrou nos playoffs. Passaram na primeira fase ao vencer o Pergolettese por 1 a 0, mas foram eliminados na segunda fase perdendo em casa para o Virtus Verona.

A temporada 2023-2024 começa com a entrada no clube como sócio e como novo presidente de Francesco Peghin , a confirmação de Torrente no comando da equipe e da equipe biancoscudata inserida no grupo A da Lega Pro. A equipe está mais rejuvenescida com alguns acréscimos de experiência. A temporada começou com um empate em 1 a 1 com o Mantova , que mais tarde se tornaria seu rival na liga. A primeira vitória veio no dia seguinte, em casa contra o Legnago por 2 a 0, seguida de mais quatro vitórias consecutivas que levaram a equipe ao topo da tabela. Começa então um período de declínio, com os biancoscudati caindo numa série de empates, sem nunca perder, o que ainda lhes permite manter uma distância mínima sobre Mântua, primeiro no campeonato, que no entanto inflige a primeira derrota da temporada sobre os Paduanos com um retumbante 5-0. Na Coppa Itália Série C a jornada começa com vitórias nas Rodadas Preliminares contra Legnago (2-4) e Giana Erminio (3-0). Nas oitavas de final, Lumezzane foi derrotado por 2 a 0 e nas quartas de final veio uma vitória por pouco sobre o Pontedera. Na semifinal, os biancoscudati conseguiram reverter a derrota do jogo de ida contra o Lucchese graças ao 2 a 0 diante de sua torcida. Na final, venceram em casa no jogo de ida o Catania por 2 a 1, mas na partida de volta os sicilianos anularam o resultado do jogo de ida ao vencer por 4 a 2 após prorrogação e conquistar a Copa. Após o empate com o Lumezzane, Vincenzo Torrente foi dispensado de suas funções a apenas três rodadas do fim, com Massimo Oddo retornando ao banco dos biancoscudati. O campeonato termina com vitória por 3 a 2 sobre o Triestina com 77 pontos, apenas três a menos que o campeão Mântua. Nos Play-offs, os biancoscudati enfrentaram o rival LR Vicenza , que, no entanto, venceu tanto no jogo de ida, por 2 a 0, disputado em Menti, quanto no jogo de volta, por 1 a 0.

A temporada 2024-2025 começa com o anúncio de Matteo Andreoletti, de 35 anos, como novo treinador.

Goleiros
N.º Jogador
1 Itália Gianmarco Vannucchi
22 Itália Antonio Donnarumma
Defensores
N.º Jogador Pos.
2 Romênia Matei Cristian Ilie Z
3 Argentina Nahuel Valentini Z
4 Itália Andrea Gasbarro Z
6 Itália Carlo Pelagatti Z
19 Eslovénia Sinisa Andelkovic Z
29 Itália Salvatore Monaco Z
8 Itália Umberto Germano LD
26 Nova Zelândia Niko Kirwan LD
27 Brasil Felipe Curcio LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
5 Itália Simone Della Latta V
10 Brasil Ronaldo Capitão V
21 Itália Andrea Settembrini V
31 Itália Massimiliano Busellato V
11 Eslovénia Enej Jelenič M
18 Tunísia Saber Hraiech M
Atacantes
N.º Jogador
7 Itália Claudio Santini
9 Itália Tommaso Biasci
13 Guiné Karamoko Cissé
14 Bósnia e Herzegovina Aljoša Vasić
17 Itália Giovanni Terrani
20 Itália Francesco Nicastro
24 Itália Fabio Ceravolo
28 Itália Alfredo Bifulco
32 Itália Cosimo Chiricò
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Italiano de Futebol - Série B 1 1947-48
Itália Campeonato Italiano - Serie C 2 1936-37 (Grupo C), 2017-18 (Grupo B)
Itália Campeonato Italiano - Serie C2 2 1980-1981 (Grupo B), 2000-2001 (Grupo A)
Itália Serie D 1 2014-2015 (Grupo C)
Supercoppa italiana di pallavolo maschile.svg Coppa Italia Serie C 2 1979-1980, 2021-2022

Referências

  • 1914 e 1915: Os primeiros sucessos biancoscudati[1] (em italiano)
  • 1922-1923: Padova disputa o campeonato contra os encouraçados Genoa e Pro Vercelli[2] (em italiano)
  • Padova, a série B de volta[3] (em italiano)
  • Matteo Andreoletti novo treinador do Padova[4] (em italiano)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]


Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.