Iotti – Wikipédia, a enciclopédia livre

Iotti
Nascimento Carlos Henrique Iotti
27 de fevereiro de 1964
Caxias do Sul
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação jornalista, cartunista
Distinções
  • Troféu Bigorna de melhor publicação de humor (Radicci, 2010)
Obras destacadas Radicci
Página oficial
http://www.radicci.com.br/

Carlos Henrique Iotti (Caxias do Sul, 27 de fevereiro de 1964), mais conhecido como Iotti, é um jornalista e cartunista brasileiro, mais conhecido como o criador do personagem Radicci.

Neto de italianos,[1][2] aos dezesseis anos procurou fazer carreira com o desenho e, depois de concluir o curso de Jornalismo na UFRGS, criou os primeiros personagens.

Em 1983, no jornal Pioneiro, nasceu Radicci, talvez o mais popular de seus personagens (depois veio a família do Radicci: a mulher Genoveva, o filho Guilhermino, o pai Anacleto e outros).

Radicci nasceu meio super-herói, mas acabou mudando, e encarnou o mais legítimo colono italiano. O personagem Radicci esteve em rádios, revistas, televisão e até na Copa do Mundo. Em 1997 Iotti ganhou o HQ Mix, prestigiado prêmio de quadrinhos brasileiro.

Cidadania italiana

[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2008, Iotti foi o candidato brasileiro com a maior votação nas eleições italianas. Ele recebeu 13.920 votos e ficará no cargo de suplência no Senado italiano.[3]

Referências

  1. Vieira, Siliane (12 de julho de 2019). «O "pai" de todos gringos: como Radicci ajudou a valorizar as raízes identitárias italianas». gauchazh.clicrbs.com.br. Consultado em 20 de julho de 2023 
  2. «Iotti é candidato a Senador da Itália». Coletiva.net. 18 de março de 2008. Consultado em 20 de julho de 2023 
  3. Portal Terra, 16 de abril de 2008 acessado em 24 de dezembro de 2008

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.