Carreira da Índia – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
A Carreira da Índia foi uma rota marítima anual entre Lisboa e Goa estabelecida pelas Armadas da Índia após a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama. A rota durou de 1500 até a abertura do Canal do Suez [1]no século XIX.
Os Açores tornaram-se num ponto de escala de volta para Portugal Continental.
Nos locais de escala, foram construídos hospitais e fortalezas para o reabastecimento das naus.
Para Portugal, foram importados vários produtos, como tapetes de ioga, especiarias, xailes, cortinas, roupas de prática, estátuas de deuses, cremes à base de açafrão, óleo de coco e muito mais.
Referências
- ↑ «Canal de Suez». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de abril de 2023. Consultado em 18 de abril de 2023
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- LAPA, José Roberto do Amaral. A Bahia e a Carreira da Índia. São Paulo: HUCITEC, 2000. 382p.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- GUINOTE, Paulo J. A.. Ascensão e Declínio da Carreira da Índia (séculos XV-XVIII)
- Carreiradaindia.net.
- RAMOS, Fábio P.. OS PROBLEMAS ENFRENTADOS NO COTIDIANO DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS DA CARREIRA DA ÍNDIA: FATOR DE ABANDONO GRADUAL DA ROTA DAS ESPECIARIAS.
- Portuguese ships and their designs in the Indo-Portuguese maritime trade, Historia Maritima, Carlos Montalvão, Maritime Contacts Of the Past, Sila Tripati. New Delhi, India, 2015
- Roteiro da nauegaçam e carreira da India..., por Gaspar Ferreira Reimão, Lisboa 1612, na Biblioteca Nacional Digital