Centro (Nova Iguaçu) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Centro de Nova Iguaçu
  Bairro do Brasil  
Localização
Coordenadas
Região administrativa URG Centro
Município Nova Iguaçu
Administração
Bairros limítrofes
Características geográficas
Área total 3,66
População total (2022) 25,806 hab.
Densidade 7.056,02 hab./km²
 • IDH 0.897 (2010) Atlas Brasil
Outras informações
Rendimento médio mensal 14.228

O Centro é um bairro do município brasileiro de Nova Iguaçu.[1] Está situado na Região Central deste município, é capital da URG Centro, do Setor de Planejamento Integrado do Nordeste e sede do Governo de Nova Iguaçu. É o centro geográfico, político, econômico, sociocultural e administrativo do município, e exerce forte influência sobre todos os outros bairros. Possui os melhores indicadores de qualidade de vida: IDH, Taxa de alfabetização, Expectativa de Vida, além de ser o bairro que mais conta com serviços como saúde, empregos, educação e saneamento básico, e de lazer como praças, parques, shoppings, passeios, cinemas, teatros etc.

Localiza-se a uma latitude de 22°45'34" sul e a uma longitude de 43°27'00" oeste, estando a uma altitude de 25 metros. Sua população, 25 806 habitantes (Censo 2022), está distribuída em 3,5247 km², perfazendo assim uma densidade demográfica de 8 190 hab/km². Ainda segundo o Censo 2022, o número de domicílios no Centro é 13 455 e a taxa de alfabetização é 96,5%.[2]

Localização

[editar | editar código-fonte]

O Centro apresenta-se geograficamente limitado pelos seguintes bairros: Moquetá e Rancho Novo, a norte; Jardim Tropical e Califórnia, a nordeste; Vila Nova, a leste; K-11, a sudeste; Bairro da Luz, a oeste; e Chacrinha, a noroeste.

Longitudinalmente, apresenta uma extensão máxima de 3 km e transversalmente 2,3 km, perfazendo uma área de 3,5247 km², que o coloca como o 21º maior de um total de 69 bairros.

Delimitação

[editar | editar código-fonte]

001 – BAIRRO CENTRO - Começa no encontro da Rua Dr. Barros Júnior com a BR116 - Rod. Presidente Dutra. O limite segue pelo eixo da BR116 – Rod. Presidente Dutra até a Rua Frederico de Castro Pereira (antiga Rua do Encanamento), segue por esta (incluída) até a Rua Áurea Fonseca de Jesus, segue por esta (excluída) até a Rua Oscar Soares (trecho da antiga Estr. Dr. Plínio Casado), segue por esta (incluída) até a Via Light, segue pelo eixo desta, até a Divisa municipal com o Município de Mesquita – Lei n.º 3253, de 25 de setembro de 1999, segue por esta divisa até o Ramal Ferroviário de Passageiros da Flumitrens, segue pelo eixo desta até o prolongamento da Rua Lopes Trovão, segue por esta e por seu prolongamento (incluída) até a Cota Altimétrica de 100 metros, segue por esta cota até a Linha delimitadora do Loteamento Jardim São João (PAL 46/51), segue por esta linha delimitadora até o seu encontro com a Rua Maria Heloísa Gomes Rosas, segue por esta (incluída) até a Av. Abílio Augusto Távora, segue por esta (incluída) até a Rua Salgado Filho, segue por esta (incluída) até a Rua Dr. Mauro Arruda, segue por esta (incluída) até a Rua Vereador Alcebíades Soares de Melo (antiga Trv. do Bananal), segue por esta (excluída) até a Av. Dr. Mário Guimarães, segue por esta (incluída) até a Rua Monteiro Lobato, segue por esta e por seu prolongamento (excluída) até o Ramal Ferroviário de Passageiros da Flumitrens, segue pelo eixo desta até o prolongamento da Rua Gal. Rondon, segue por esta (incluída) até a Via Light, segue pelo eixo desta até a Av. Governador Roberto Silveira, segue por esta (incluída) até a Rua José Alves Pereira, segue por esta (excluída) até a Rua Sinuosa, segue por esta (incluída) a Rua Antônio Willmann, segue por esta (excluída) até a Rua Telles Bittencourt, segue por esta (incluída) até a Rua Terezinha Pinto, segue por esta (incluída) até a Rua Dr. Barros Júnior, segue por esta (incluída) até o ponto inicial desta descrição.

A hidrografia do Centro é composta pelo Rio Maxambomba, canalizado sob as vias da cidade e que corre em direção ao Rio Botas. O Canal da Via Light recolhe todo o esgoto e águas pluviais do bairro e despeja-os no Rio da Luz.

Centro de Nova Iguaçu.

O transporte público em Nova Iguaçu é bastante utilizado para algumas cidades e bairros de municípios próximos (como Duque de Caxias,Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Queimados e etc.). As linhas municipais são operadas pelas empresas Linave, Mirante, Glória, Brazinha, Auto Viação Vera Cruz e Viação São José, mantendo o ponto final de cada linha na Avenida Marechal Floriano Peixoto ou na Rua Coronel Bernardino de Melo. Recentemente houve uma concessão dos serviços de transporte de ônibus passando este a dois consórcios:Reserva do Tinguá e Serra do Vulcão. Com a licitação algumas empresas de ônibus não puderam continuar operando como as empresas Salutran e Niturvia. O Centro também é acessível pela Estação "Nova Iguaçu" pertencente ao sistema de trens urbanos da Supervia.

O Centro de Nova Iguaçu é considerado a quarta maior centralidade do estado do Rio de Janeiro atrás apenas do bairro da Barra da Tijuca na Zona Oeste da capital fluminense. [carece de fontes?]

O centro comercial existente no bairro, apelidado de “Calçadão” é o quarto maior polo comercial do Estado. [carece de fontes?] Em 2003, sofreu um projeto de revitalização chamado “Shopping a Céu Aberto”, que revitalizou dezessete ruas e três praças numa área de 400 mil m².

Nova Iguaçu é a cidade com a maior concentração de classe média da Baixada Fluminense e a quarta maior do estado. A região tem sido objeto de grande especulação imobiliário e investimentos no setor da construção civil principalmente na área central do município.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Centro (Nova Iguaçu)
Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

http://vozerio.org.br/Estudo-sobre-Centralidades-urbanas-do-Rio-mostra-hierarquias-e-desigualdades-na

Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.