Ciclone tropical do Pacífico – Wikipédia, a enciclopédia livre

Gráfico mostrando a média acumulativa de furacões do Pacífico por ano

Um ciclone tropical do Pacífico é um ciclone tropical que se forma no oceano Pacífico nordeste e centro-norte. Para propósitos organizacionais, o oceano Pacífico norte é dividido em três regiões: Pacífico nordeste (entre a América do Norte e o meridiano 140°O), Pacífico centro-norte (entre o meridiano 140°O e a Linha Internacional de Data) e o pacífico noroeste (entre a Linha Internacional de Data e a Ásia). Portanto, um furacão do Pacífico é aquele que se forma a leste da Linha Internacional de Data. Os ciclones tropicais que se formam a oeste desta linha são chamados de tufões.

Os furacões do Pacífico geralmente se formam entre 15 de maio]] e 30 de novembro de cada ano.[1] O Centro Nacional de Furacões é o encarregado pela Organização Meteorológica Mundial de monitorar estes sistemas, entre o meridiano 140°O e a América do Norte. O Centro de Furacões do Pacífico Central é o encarregado de monitorar estes sistemas entre a Linha Internacional de Data e o meridiano 140°O. Esta bacia é a segunda mais ativa do mundo, apenas perdendo para a bacia do Pacífico nordeste. Furacões do Pacífico freqüentemente afetam a costa ocidental do México e as ilhas adjacentes. Com menos freqüência, estes furacões afetam a América Central ou o Havaí. Em apenas uma ocasião, um furacão do Pacífico atingiu a costa oeste dos Estados Unidos.

A maior parte dos furacões do Pacífico ruma para oeste e para oeste-noroeste, devido a presença constante de uma alta subtropical sempre ao norte destes sistemas.

Referências

  1. «Tropical Cyclone Climatology». Centro de Furacões do Pacífico Central (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclones tropicais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.