Circo Tihany – Wikipédia, a enciclopédia livre
Tihany Spetacular Circus foi fundado por Franz Czeisler (28 de junho de 1916) no dia 21 de abril de 1951 na cidade de Jacareí, interior de São Paulo, Brasil. A origem do nome vem de sua cidade natal Tihany localizada na Hungria.
Antes de vir para o Brasil como imigrante em 1967, Frans já trabalhava nos palcos da Hungria, Romênia e Tchecoslováquia, como ator, bailarino e, por último, palhaço. Foi condecorado como Primeiro Membro honorário do Colégio Nacional de Artes Circenses e Cênicas (Conacie).
É considerado o maior circo da América Latina e um dos melhores do mundo. Frequentemente, Tihany visita o Brasil, México, Paraguay, Argentina, e Estados Unidos.
A mudança para os Estados Unidos veio pela necessidade de expansão: após uma rápida passagem pela Flórida, o circo fixou-se em Las Vegas, onde Czeisler viveu até os 99 anos. O auge veio nos anos 80, quando a lona do Tihany abrigava shows lotados para uma plateia de 4 mil pessoas. O imigrante húngaro aproveitou para crescer economicamente: agregou outros negócios, incluindo participações em vários shopping centers.