Clima alpino – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para o chocolate feito em homenagem aos Alpes Suíços, veja Alpino.
Os Alpes de Valais, regiões típicas do clima alpino

O Clima alpino caracteriza-se por suas baixas temperaturas presentes nas regiões montanhosas da Europa, como os Alpes, Cárpatos, Cáucaso, Pirenéus, Montes Urais, na América do Sul na Cordilheira dos Andes, entre outros e tem como característica predominante a frequente precipitação sob a forma de neve[1], decorrentes das elevadas altitudes destes locais[2].

Localidades com cadeias de montanhas são uma barreira natural para as correntes úmidas, assim, destaca-se o clima alpino, com invernos longos e frios e verões frescos[1] e dependendo da elevação do cume, suas temperaturas podem ser mais acentuadas ou não, mas geralmente no inverno caem abaixo de zero com formações de montes de neve e depois geleiras, e no verão, a temperatura é mais elevada[3].

O clima alpino assemelha-se com o clima subártico ou ártico em relação às temperaturas. Porém, difere quanto à precipitação, pois no primeiro as chuvas são abundantes durante o ano[1], enquanto no segundo (subártico ou ártico) há uma baixa precipitação ao longo dos doze meses[3].

Referências

  1. a b c Livro Italianos no mundo rural paulista Google Books - acesso em 14 de fevereiro de 2015
  2. Climas da Europa#Clima Alpino Site Sua Pesquisa - acesso em 13 de fevereiro de 2014
  3. a b Didattica e Logica#Descrizione dei climi europei: il clima alpino Site Altervista - acessado em 14 de fevereiro de 2015 (em italiano)