Club Atlético Colón – Wikipédia, a enciclopédia livre

Club Atlético Colón
Club Atlético Colón
Nome Club Atlético Colón
Alcunhas Sabaleros (Pescadores de Sábalos)
Sabalé (Sábalo)
Negros
Sangre y Luto (Sangue e Luto)
Raza (Raça)
Rojinegros (Vermelhos e Pretos)
Torcedor(a)/Adepto(a) Sabaleros ou Colonistas
Principal rival Unión de Santa Fe
Fundação 5 de maio de 1905 (119 anos)
Estádio Brigadier General Estanislao López
Capacidade 40.000 pessoas
Localização Santa Fé, La Capital, Argentina
Presidente José Néstor Vignatti
Treinador(a) Diego Osella
Patrocinador(a) Speed Agro
Cablevideo
Material (d)esportivo KDY
Competição Primera División Argentina
Copa Libertadores
Website www.clubcolon.com.ar
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club Atlético Colón é um clube argentino de futebol. Sua sede fica na cidade de Santa Fé, capital da Província de Santa Fé. A equipe atualmente disputa a Primera División Argentina.

O clube foi fundado em 1905 e seu estádio foi inaugurado em 1946. Na década de 60, conquistou diversas vitórias importantes em amistosos disputados no seu estádio. O Colón venceu nessas partidas várias equipes fortes do futebol sul-americano, como o Peñarol, Santos, Millonarios, Boca Juniors e inclusive, a Seleção Argentina de Futebol. Após esses jogos, seu estádio passou a ser conhecido como o Cemitério dos Elefantes.

Desde a década de 70, o clube disputa a Primeira Divisão do Campeonato Argentino de Futebol, tendo caído uma única vez em 1981 e regressou para a elite em 1995, se mantendo nela até o presente momento.

Em 2010, o clube disputou a fase preliminar da Copa Libertadores da América, onde foi eliminado pela Universidad Católica, do Chile. Já em 2018, enfrentou o São Paulo pela segunda fase da Copa Sul-Americana, onde o clube argentino, fora de casa, venceu a equipe brasileira pelo placar de 1x0.

Colón e Racing são os únicos times argentinos que já derrotaram o São Paulo Futebol Clube dentro do Estádio do Morumbi, sendo o feito do Colón mais significante por tê-lo realizado com presença de público.

Em 2019, obteve sua maior façanha a nível continental, quando conseguiu chegar na final da Copa Sul-Americana, onde acabou sendo derrotado pelo Independiente del Valle por 3x1.

No ano de 2021, conquistou o título mais importante de sua história ao vencer pela primeira vez a Copa da Liga Profissional. Na ocasião, derrotou o Racing na final pelo placar de 3x0.

Seu maior rival é Club Atlético Unión, também de Santa Fé. Os dois clubes fazem o chamado Clássico Santafesino. Também possui rivalidade com o Newell´s Old Boys e o Rosário Central, clubes da cidade vizinha, Rosário.

Seus torcedores são apelidados de "Sabaleros" ou "Colonistas". Em uma pesquisa sobre o tamanho das torcidas da Argentina, publicada pela revista El Gráfico, em setembro de 1998, Colón detinha tinha 2%, ou 692.000 torcedores, a nona maior torcida do país. Essa mesma pesquisa indicava que em Santa Fé, 57% dos entrevistados diziam torcer pelo Colón, 33% para o Unión e 10% para outros clubes.

A torcida do Colón possui parceria com as torcidas do Huracán e do Lanús. Mas de longe a sua maior amizade no futebol argentino é com a torcida do Chaco For Ever de Resistência.

Organizadas (barras)

[editar | editar código-fonte]
  • Kumbantes Del Colón
  • F.E.D.E. Colónense
Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Copa da Liga Argentina 1 2021
Primera B Metropolitana 1 1965
Regionais
Competição Títulos Temporadas
Copa Ciudad de Santa Fé 1 2006

Campanhas de Destaque

[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]