Congresso – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: se procura reunião entre líderes, veja Cimeira.
O Capitólio dos Estados Unidos é um exemplo de Congresso.

Congresso (do termo latino congressu) é uma reunião de pessoas. Muitas vezes, o termo é usado para se referir à reunião de representantes do poder legislativo de uma nação.[1]

Congresso como sede do poder legislativo nacional

[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o Congresso Nacional é o Poder Legislativo da União, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Na República Popular da China, o Congresso é o maior órgão legislativo do país.

Nos Estados Unidos, o Congresso é o equivalente a um parlamento. É formado por duas seções: a Câmara de Representantes e o Senado. Como aquele país é uma federação, existe um Congresso Federal, na cidade de Washington e um em cada estado, também com a mesma composição. O edifício onde se reúnem os Congressos chama-se normalmente Capitólio. Em países ricos como o citado, a população desconfia do próprio congresso de maneira reinterada.[2][3]

Via de regra, em sistemas federativos, o congresso é bicameral – com exceção da Venezuela, que consiste em um parlamento unicameral – com uma representatividade dupla: o povo, na Câmara baixa, e as Unidades da Federação na Câmara alta, que, no Brasil são, respectivamente, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Procure por congresso no Wikcionário, o dicionário livre.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 454.
  2. Americans' Confidence in Congress Falls to Lowest on Record
  3. Congress less popular than dog poop, more so than Miley Cyrus, twerking
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.