Coracle – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2020) |
O coracle é um tipo antigo de embarcação construída em formato arredondado ou mais ou menos quadrado, mas nem sempre seguindo esse design típico, podendo ser comprido e possuir vários pares de remos.
O coracle foi utilizado por muitos povos do planeta através da história e continua sendo utilizado mesmo nos dias de hoje, seja como meio de transporte ou de recreação. Por exemplo:
- Na América do Norte pela nação Mandan e pelos Cherokeess que o chamavam de bullboats (literalmente traduzido, barcas-touro).
- Na Europa, particularmente pelos povos celtas no País de Gales, na Irlanda e na Escócia.
- No Iraque, onde seu nome era gufa.
- Na Índia, ele continua sendo utilizado como meio de transporte e em atividades recreativas, é chamado de parisal.
- No Vietnã, onde o chamam de thung-chai.
- No Tibete, onde o chamam de ku-fru e kowas.
A construção e cultuação da tradição celta dos coracles continua viva na Escócia, Irlanda e Países Baixos. Em muitos casos os/as entusiastas do coracle na Europa utilizam lona tratada em vez do tradicional couro de animais.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Currach, versão marítima do coracle usado principalmente na Irlanda.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Instruções de como construir um barco coracle. Página em inglês mas com uma abundância de fotos. Sítio acessado em 26 de abril de 2006.
- Os principais tipos/modelos de coracles do País de Gales. Este sítio, que se encontra somente em inglês, vem repleto de fotos e de informações sobre coracles. Imperdível para que se interessa pelo assunto; acessado em em 26 de abril de 2006.
- Historia de la navegacion a traves de los barcos - Coleccion realizada por Victor Gutierrez. Sítio em espanhol, acessado em 26 de abril de 2006.
- Fotografia de um coracle indiano. Sítio acessado em 26 de abril de 2006.