Bajan – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bajan
Falado(a) em: Barbados
Total de falantes: 260 mil (1999)
Família: Línguas crioulas de base inglesa
 Atlântico
  Leste
   Sul
    Bajan
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

O bajan (pronunciado /ˈbeɪdʒən/) é uma língua crioula baseada no inglês falada na ilha caribenha de Barbados. Geralmente, em Barbados, fala-se o inglês padrão na TV e no rádio, nos tribunais, nos órgãos de governo e nos negócios do dia-a-dia, enquanto o bajan é reservado para situações menos formais, na música ou na fala social.

Como muitas outras línguas crioulas do Caribe com base no inglês, o bajan consiste em um substrato derivado de línguas do oeste africano e um superestrato do inglês. O bajan é, em certa medida, semelhante às línguas crioulas das ilhas caribenhas vizinhas. Assim como muitas das outras línguas crioulas caribenhas, a exemplo do patoá jamaicano, o bajan tem, teoricamente, um superestrato originário do hiberno-inglês ou inglês escocês, uma variante da língua inglesa.

Características

[editar | editar código-fonte]

O bajan é o crioulo do Caribe. Sua gramática se assemelha à do inglês padrão.[1] Há um debate acadêmico sobre se suas características crioulas são devidas a um estado anterior de pidgin ou a algum outro motivo, como o contato com línguas crioulas vizinhas baseadas em inglês. Em um modelo histórico, o bajan surgiu quando escravos africanos oriundos da África Ocidental foram transportados à força para a ilha, escravizados e forçados a falar inglês, que aprenderam imperfeitamente. Mais tarde, o bajan tornou-se meio de comunicação entre os escravos, já que nem sempre era compreendido pelos senhores.

Referências

  1. «Leeward Caribbean Creole English» (em inglês). Ethnologue. Consultado em 19 de março de 2015 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]