Cyperus papyrus – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cyperus papyrus
Classificação científica edit
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Angiospermae
Clado: Monocotiledónea
Clado: Commelinids
Ordem: Poales
Família: Cyperaceae
Gênero: Cyperus
Espécies:
C. papyrus
Nome binomial
Cyperus papyrus

O papiro (Cyperus papyrus) é uma planta aquática da mesma família da tiririca (Cyperus rotundus). Ela é considerada sagrada e fartamente encontrada no delta do Nilo. Era utilizada principalmente na produção do papiro no Egito antigo. Segundo o Guinness Book of World Records, trata-se da erva daninha mais difundida pelo mundo.

O talo do papiro pode atingir até 6 metros de comprimento. A flor da planta, composta de finas hastes verdes, lembra os raios do sol e é exatamente por ter esta analogia com o sol, divindade máxima desse povo, que o papiro era considerado sagrado. O miolo do talo era transformado em papiros e a casca, bem resistente depois de seca, utilizada na confecção de cestos, camas e até barcos.

Referências

  1. Beentje, H.J.; Lansdown, R.V. (2018). «Papyrus Sedge Cyperus papyrus». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2018: e.T164158A120152171. doi:10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T164158A120152171.enAcessível livremente. Consultado em 22 de março de 2022 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Cyperus papyrus no Wikimedia Commons Dados relacionados com Cyperus papyrus no Wikispecies


Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Poales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.