Daniel Chester French – Wikipédia, a enciclopédia livre

Daniel Chester French
Daniel Chester French
Nascimento 20 de abril de 1850
Exeter
Morte 7 de outubro de 1931 (81 anos)
Stockbridge
Sepultamento Sleepy Hollow Cemetery
Cidadania Estados Unidos
Etnia americanos brancos
Progenitores
  • Henry F. French
  • Anne Richardson French
Cônjuge Mary Adams French French
Filho(a)(s) Margaret French Cresson
Irmão(ã)(s) William M. R. French
Alma mater
Ocupação escultor
Distinções
  • Membro da Academia Americana de Artes e Ciências
Obras destacadas Estátua da República, Estátua equestre de George Washington, Abraham Lincoln, Statue of Abraham Lincoln
Movimento estético Renascimento americano
Assinatura
Assinatura de Daniel Chester French

Daniel Chester French (Exeter, 20 de abril de 1850Stockbridge, 7 de outubro de 1931) foi um escultor dos Estados Unidos.

Era filho de Henry Flagg French, advogado e funcionário do governo. Sua decisão de tornar-se escultor foi influenciada por May Alcott. Estudou um ano no MIT e mais um ano em Florença, com Thomas Ball, e por um mês com John Quincy Adams Ward. Então passou a aceitar encomendas. A primeira veio da municipalidade de Concord, criando para ela em 1875 sua conhecida obra The Minute Man. Realizou várias encomendas oficiais, mas é mais lembrado pela sua monumental estátua de Abraham Lincoln, hoje no Lincoln Memorial em Washington, D.C.. Também foi um dos fundadores da Sociedade Nacional de Escultura, e membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos, da Academia de São Lucas, da Academia Americana de Artes e Letras e da Academia Nacional de Desenho. Foi honrado com a impressão de sua efígie em um selo dos Estados Unidos em 1940, na série Americanos Famosos. Seu estúdio de verão em Chesterwood é hoje um museu.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Daniel Chester French