David Justino – Wikipédia, a enciclopédia livre

David Justino
Ministro(a) de Portugal
Período XV Governo Constitucional
  • Ministro da Educação
Antecessor(a) Júlio Pedrosa
Sucessor(a) Maria do Carmo Seabra
Dados pessoais
Nascimento 29 de janeiro de 1953 (71 anos)
Oeiras e São Julião da Barra, Oeiras, Portugal
Partido PSD
Profissão Professor universitário

José David Gomes Justino GCIHGCIP (Oeiras, Oeiras e São Julião da Barra, 29 de janeiro de 1953) é um sociólogo e político português.

Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e doutorou-se em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua dissertação de doutoramento, intitulada Formação do Espaço Económico Nacional. Portugal 1810-1914 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1987.

Iniciou a sua carreira como assistente do Instituto Superior de Economia e Gestão, sendo hoje professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Foi investigador na Universidade de Évora, consultor da Bolsa de Valores de Lisboa, da Fundação Luso-Americana e do Taguspark.

Foi militante do Movimento de Esquerda Socialista (1974-1975) e aderiu, em 1992, ao Partido Social Democrata, pela mão de Isaltino Morais. É vice-presidente da Comissão Política Nacional, liderada por Rui Rio. Desempenhou os cargos de vereador da Habitação Social na Câmara Municipal de Oeiras (1994-2001) e de deputado à Assembleia da República (1999-2002).

Em 2002 ingressou no governo de José Manuel Durão Barroso, como Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004).

Foi ainda presidente do Conselho Nacional de Educação e consultor do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva para os Assuntos Sociais[1].

Foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata na liderança de Rui Rio.[2]

Aposentou-se em março de 2023.

Condecorações

[editar | editar código-fonte]

A 26 de janeiro de 2016, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. A 23 de janeiro de 2023, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.[3]

Funções governamentais exercidas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Presidência da República.
  2. «João de Moura e Ana Paula Martins vão ser novos 'vices' de Rio». www.dn.pt. Consultado em 19 de dezembro de 2021 
  3. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "José David Gomes Justino". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 26 de fevereiro de 2023 

Precedido por
Júlio Pedrosa
Ministro da Educação
XV Governo Constitucional
2002 – 2004
Sucedido por
Maria do Carmo Seabra
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.