De Humani Corporis Fabrica – Wikipédia, a enciclopédia livre
De Humani Corporis Fabrica Libri Septem ou simplesmente De Humani Corporis Fabrica (Da Organização do Corpo Humano) é um livro de anatomia humana, escrito por Andreas Vesalius em 1543. Considerado um dos mais influentes livros científicos de todos os tempos, De Humanis Corporis Fabrica é conhecido sobretudo por suas ilustrações, algumas das mais perfeitas xilogravuras jamais realizadas.
A Obra
[editar | editar código-fonte]De Humani Corporis é resultado dos trabalhos de Vesalius como professor da Universidade de Pádua, onde realizou inúmeras dissecações de cadáveres. Nesses estudos, ele refutou grande parte das teorias do médico greco-romano Galeno acerca do corpo humano, expostas por ele nesse trabalho.
Para a impressão da obra, ele não poupou gastos: contratou os melhores artistas — entre eles o desenhista Jan Stephan van Calcar, discípulo de Tiziano, que realizou as gravuras nas duas primeiras partes — e xilógrafos para preparar as gravuras a serem impressas. Para a realização desse último serviço, foi escolhido o impressor Johannes Oporinus, de Basileia, chegando a ir até esta cidade para supervisionar pessoalmente os trabalhos. Graças a isso, esta obra é um magnífico exemplo do que havia de melhor na produção de livros na Renascença, com 17 desenhos de página inteira, além de diversas ilustrações acompanhadas de texto.
Conteúdo
[editar | editar código-fonte]Composto por cerca de setecentas páginas de fina impressão, a obra é dividida em sete partes, ou "livros", num apanhado completo acerca do corpo humano. São eles:
- Livro I: trata dos ossos e das juntas, e inclui ilustrações dos crânios das cinco diferentes raças humanas. Trata-se do primeiro estudo de etnografia comparada.
- Livro II: trata dos músculos e possui as ilustrações mais famosas do livro.
- Livro III: menciona o coração e os vasos sanguíneos.
- Livro IV: faz uma apresentação do Sistema Nervoso.
- Livro V: refere-se aos órgãos abdominais.
- Livro VI: trata dos órgãos da região do tórax, incluindo também uma observação de Vesalius sobre a semelhança do coração com um músculo.
- Livro VII: descreve o cérebro.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- O'Malley, CD. Andreas Vesalius of Brussels, 1514-1564. Berkeley: University of California Press, 1964.
- Richardson, WF (trad.). On the Fabric of the Human Body: A Translation of De corporis humani fabrica. San Francisco: Norman Publishing, 1998- (em curso). Vol. 1, 1998: ISBN 0930405730. Vol. 2, 1999: ISBN 0930405757. Vol. 3 e 4, 2003: ISBN 0930405838.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Turning the Pages Online. Cópia virtual de uma edição do De Humanis Corporis Fabrica
- De Humani Corporis Fabrica online.