Dila – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura pelo cordelista brasileiro nascido em 1937, veja Mestre Dila.
Dila
Nascimento 26 de abril de 1939
Humberto de Campos
Cidadania Brasil
Ocupação escultora, pintora

Dileuza Diniz Rodrigues (Humberto de Campos, 26 de abril de 1939), mais conhecida por Dila, é uma artista plástica maranhense autodidata.[1] É uma das expoentes da arte naif no Brasil.

Seu primeiro contato com arte foi restaurando peças num convento. Na final da década de 1960, expôs pela primeira vez no Instituto Cultural Brasil-Argentina como artista plástica, patrocinada pelo consulado argentino. É a partir de quando começou a se destacar, passando a se expressar não só através do óleo em tela, mas também das litografias.

Seus trabalhos abordam temas do cotidiano nordestino: paisagens urbanas e rurais, festas com um notável equilíbrio de cores e delicadeza nos detalhes.

Já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Possui obras em importantes acervos de museus, como o Museu de Arte Naif de Max Fourny, em Paris, e no Museu de Arte de Bariloche, na Argentina, bem como em coleções particulares.

Referências

  1. generator, metatags. «DILA, Dileuza Diniz Rodrigues». Arte Plástica no Maranhão. Consultado em 12 de dezembro de 2018