Divindades egípcias antigas na cultura popular – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divindades egípcias antigas que apareceram na cultura popular incluem Sete, Tote, Quespisiquis, Ra e Hórus.
Referências gerais ou coletivas
[editar | editar código-fonte]- A série Kane Chronicles de Rick Riordan faz referência a muitas divindades, incluindo Hórus, Ísis, Sete, Apófis, Rá e muitos mais.[1]
- A série de televisão Stargate SG-1 criada por Brad Wright e Jonathan Glassner mostra uma espécie alienígena serpentina parasita conhecida como Goa'uld e dezenas deles tomaram os nomes de divindades do Egito Antigo para serem adorados por escravos humanos depois de tomarem um hospedeiro humano.
Amunete
[editar | editar código-fonte]- Amunete (interpretada por Sofia Boutella) aparece como uma caracterização ficcional no papel titular da versão 2017 de A múmia. O filme é a primeira parcela do Universo das Trevas.[carece de fontes]
- No videogame Assassin's Creed Origins, a personagem Aya mais tarde muda seu nome para Amunete, "a escondida".[2] Uma estátua de Amunete, identificando-a como a assassina de Cleópatra, apareceu no videogame anterior Assassin's Creed II.
Anur
[editar | editar código-fonte]- O jogo de computador NetHack, que apresenta divindades cujo favor o jogador deve conquistar para ter sucesso, apresenta Anur como o deus dos feiticeiros caóticos, mantendo seu papel como um deus da guerra.
Anúbis
[editar | editar código-fonte]- Anúbis é o primeiro chefe dos eventos por tempo limitado "Trial of the Gods" em Assassin's Creed Origins.
Apepe / Apófis
[editar | editar código-fonte]- Apófis aparece na nova trilogia The Kane Chronicles de Rick Riordan. Ele é o principal antagonista da série.
- Apófis é um daemon gigantesco, parecido com uma cobra, que traz o caos retratado no filme de 2016, Deuses do Egito. Todas as noites, ele é morto por Rá. Sete o libera, com a intenção de deixar o caos refazer o mundo e reivindicar o domínio sobre a vida após a morte, mas depois que Rá é resgatado por Hórus, Rá novamente mata Apófis.
Astarte / Astorete
[editar | editar código-fonte]- Astarte teria sido alucinado por Jack Donaghy na 4ª temporada de 30 Rock depois que ele ingeriu vinho de mil anos estragado.
- Astarte é interpretado por Yaya Deng no filme de 2016 Deuses do Egito.
Atum
[editar | editar código-fonte]- Em Stardust Crusaders, o terceiro arco da história do mangá JoJo's Bizarre Adventure, Atum é representado pelo Estande do antagonista Telence D'Arby. Atum é a última posição relacionada às divindades egípcias lutadas na história.
Bastete
[editar | editar código-fonte]- A autoridade de diretório para a rede de anonimato Tor tem o nome da deusa.[3]
- No quadrinhos do Pantera Negra, publicados pela Marvel Comics, Bast é a deusa patrona da nação africana ficítica de Wakanda e do herói Pantera Negra.[4] Na versão cinematográfica de Pantera Negra da Marvel, embora não seja vista diretamente como um personagem, além de uma breve participação especial silenciosa na exposição, Bast é chamada durante as cerimônias de conectar uma pessoa com a principal cura / capacitação em forma de coração erva', ela tem uma presença mais forte, atuando como um psicopompo. parte do Conselho das Divindades e foi interpretada como uma mulher negra, interpretada pela atriz Akosia Sabet.[5]
- No episódio 46, "Hércules e os Romanos", de Hércules, o amigo de Hércules, Ícaro, finge ser uma divindade da recém-povoada cidade de Roma. Rá, Bastete e Quenúbis parecem se tornar verdadeiros deuses de Roma, tendo sido solicitados pelos próprios romanos. Apenas Rá realmente fala no episódio.
Bes
[editar | editar código-fonte]- Bes aparece, como parte da delegação de deuses egípcios, em The Sandman: Season of Mists, de Neil Gaiman.
- Bes é amigo e ajudante dos heróis em Pyramid Scheme, de Eric Flint e Dave Freer.
Gebe
[editar | editar código-fonte]- Em Stardust Crusaders, o terceiro arco da história do mangá JoJo's Bizarre Adventure, Gebe é representado pelo Estande do antagonista N'Doul. Apesar de Gebe ser uma divindade da terra, o Stand Gebe é uma massa senciente de água.
- Gebe é um Deus jogável em Smite.
Hator
[editar | editar código-fonte]- Hator, interpretada por Élodie Yung, é a deusa do amor no filme de 2016 Deuses do Egito. Ela é retratada em particular como apaixonada por Hórus.
- Na série de TV Stargate SG-1, Hator é interpretada por Suanne Braun, a companheira de Ra e mãe de Heru'ur (Hórus).
Hequete
[editar | editar código-fonte]- Um dos chefes de Mega Man Zero 2, Burble Hekelot, recebeu o nome da deusa da fertilidade, tendo até mesmo um design baseado no animal intimamente associado a ela, o sapo.
Hórus
[editar | editar código-fonte]- Em Stargate SG-1, Hórus aparece como Heru-ur. Como em alguns mitos obscuros do mundo real, Heru-ur na série é filho de Rá e Hator. Como a maioria dos "deuses" que apareceram na série, Heru-ur é um Goa'uld.
- The Cluefinders 4º Grau Adventures: Puzzle of the Pyramid apresenta uma breve aparição de Hórus como o líder de um quarteto de deuses egípcios que imbuem os epônimos Cluefinders com poderes mágicos para que eles possam desafiar o Sete recentemente revivido.
Ísis
[editar | editar código-fonte]- “ The Secrets of Ísis ” foi um programa de televisão infantil que foi exibido por duas temporadas na CBS a partir de 1975. Joanna Cameron interpretou a professora Andrea Thomas, que encontra um colar de relíquia antiga durante uma escavação arqueológica que permite que ela se transforme na divindade egípcia Ísis e convoque poderes sobrenaturais para combater o crime.
- Retratada como uma mulher loira, Ísis é um dos dez deuses pagãos que se encontraram no Elysian Fields Hotel para tentar descobrir uma maneira de prevenir o apocalipse cristão em " Hammer of the Gods", temporada 5, episódio 19 da série de televisão dos Estados Unidos Supernatural (22 de abril de 2010).
Quenúbis
[editar | editar código-fonte]- No episódio 46, "Hércules e os Romanos", de Hércules, o amigo de Hércules, Ícaro, finge ser uma divindade da recém-povoada cidade de Roma. Rá, Bastete e Quenúbis parecem se tornar verdadeiros deuses de Roma, tendo sido solicitados pelos próprios romanos. Apenas Rá realmente fala no episódio.[6]
Quespisiquis
[editar | editar código-fonte]- O personagem da Marvel Comics Moon Knight ganhou seus poderes depois de ser ressuscitado por Quespisiquis (nos quadrinhos conhecidos como Khonshu).
- Em um episódio da série de TV Stargate SG-1, Quespisiquis se apresenta como um dos Goa'uld, uma raça de alienígenas parasitas que se autodenominam deuses da mitologia humana e governam a galáxia há milhares de anos. No momento em que ele aparece, Quespisiquis é um lorde menor jurado a Anúbis.
Medjede
[editar | editar código-fonte]- Na ilustração do feitiço da folha 76 do papiro Greenfield, o que se pensa ser Medjede[7] é representado como uma figura coberta inteiramente por uma cobertura cônica, exceto pelos olhos e pés, que são visíveis. Depois que o papiro foi exibido em 2012 no Museu de Arte Mori em Tóquio e no Museu de Arte de Fukuoka, Medjede se tornou uma sensação nas redes sociais japonesas. O deus foi abraçado pela cultura popular japonesa, inclusive como meme da internet e como personagem de videogame.[8][9][10]
Néftis
[editar | editar código-fonte]- Néftis é a esposa de Sete no filme Gods of Egypt de 2016, interpretado por Emma Booth.
- Em Age of Mythology e Age of Empires: Mythologies, Néftis é uma deusa secundária que pode ser adorada pelos seguidores de Sete e Ísis.
Osíris
[editar | editar código-fonte]- O exoplaneta HD 209458 b às vezes recebe o apelido de Osíris.[11]
Ptá
[editar | editar código-fonte]- O jogo de computador NetHack, que apresenta divindades cujo favor o jogador deve conquistar para ter sucesso, apresenta Anur como o deus dos feiticeiros legítimos, de acordo com seu papel de criador e arquiteto.
Rá
[editar | editar código-fonte]- Em Raiders of the Lost Ark, Indiana Jones deve usar o capacete do Cajado de Rá para encontrar a localização da Arca da Aliança, que está escondida em Tanis.[12]
- Em mensagens canalizadas da comunidade da Nova Era, Rá é apresentado como uma entidade extraterrestre apresentando uma mensagem central de "apenas uma declaração importante... Todas as coisas, toda a vida, toda a criação é parte de um pensamento original. "[13][14]
- No episódio 46, "Hércules e os Romanos", de Hércules, o amigo de Hércules, Ícaro, finge ser uma divindade da recém-povoada cidade de Roma. Rá, Bastete e Quenúbis parecem se tornar verdadeiros deuses de Roma, tendo sido solicitados pelos próprios romanos, e tentam destruir Hércules e Ícaro. Apenas Rá realmente fala no episódio.[15]
- Em Call of Duty: Black Ops 4, Rá é apresentado como um "Altar de Perk" no modo de jogo Zombies.[16]
Sacmis
[editar | editar código-fonte]- Sacmis é o personagem principal da série de livros World of the Guardians[17] Situado na Nova Orleans dos dias modernos, Sacmis atende pelo nome de Syn.
- Sacmis é uma das três deusas do velho mundo que orientam a heroína titular na novela para jovens adultos Fearless Inanna de Jonathan Schork.[18]
- No videogame Assassin's Creed Origins, Bayek, o personagem principal, pode lutar contra Sacmis como um chefe em um dos eventos de tempo limitado "Trial of the Gods".[19][20][21] Ele também usa uma fantasia de Sacmis e retrata a deusa em uma luta ritual contra uma representação de Isfet durante um festival em Yamu.[22][23]
Sete
[editar | editar código-fonte]- No mito de Conan, Sete é adorado como um deus cobra pelo povo da Estígia na Era Hiboriana. Sete nunca aparece nas histórias originais de Conan e é referido como "Conjunto Pai" ou "A Velha Serpente".[carece de fontes]
- A versão Conan de Sete também inspirou o Sete do Universo Marvel devido à Marvel adquirir os direitos de Conan no início dos anos 1970 e incorporar a Idade Hiboriana de Conan aos dias pré-históricos da Terra. No entanto, a representação da divindade cobra com cabeça de Hidra desse deus deve pouco ao conjunto egípcio, pois esta versão é um dos Deuses Anciões da Terra dentro do Universo Marvel e tem bilhões de anos de idade.
Cinema e televisão
[editar | editar código-fonte]- No último episódio do revival de 1988 de Mission: Impossible, a equipe trabalha para frustrar um curador de museu que deseja usar Sete como parte de seu plano para reviver o sistema faraônico, tendo ele mesmo como faraó.[24]
Video games
[editar | editar código-fonte]- Sete frequentemente aparece como um demônio ao longo da série Megami Tensei.
Música
[editar | editar código-fonte]- Sete é referenciado pela banda americana de heavy metal Iced Earth em alguns de seus álbuns conceituais.
- Ele é frequentemente referido como Set Abominae em seus álbuns conceituais e gibis baseados na mitologia egípcia.
Suco
[editar | editar código-fonte]- No videogame Assassin's Creed: Origins, Suco aparece como um dos três deuses que o jogador pode enfrentar nos eventos de tempo limitado "Trial of the Gods".[25][26][27]
- Suco foi fortemente satirizado por YouTuber hbomberguy em seu vídeo Flat Earth: A Measured Response.[28]
Tote
[editar | editar código-fonte]- No filme de 2016 Deuses do Egito, Tote é interpretado por Chadwick Boseman. O elenco de Boseman atraiu a atenção da mídia, já que ele foi um dos poucos atores não-brancos a aparecer no filme, com alguns sugerindo que Boseman, como Tote, era essencialmente um exemplo do personagem negro mágico.[29]
Referências
- ↑ «Kane Chronicles | Rick Riordan» (em inglês). Consultado em 26 de fevereiro de 2020
- ↑ Castaño Ruiz, Clara (17 de maio de 2017). «Assassin's Creed Origins - Lo que sabemos del juego en Egipto». Hobby Consolas (em espanhol). Consultado em 8 de dezembro de 2017
- ↑ tOmmy (2 de novembro de 2017). «Introducing Bastete, Our New Directory Authority». Tor blog. Consultado em 3 de novembro de 2017
- ↑ «Panther God (Black Panther character/Egyptian God)». www.marvunapp.com. Consultado em 22 de março de 2023
- ↑ «New Thor: Love and Thunder Photo Confirms Major Black Panther 2 Connection». ComicBook.com (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2022
- ↑ Disney's Hercules Season 1 Episode 46 Hercules and the Romans no YouTube
- ↑ Taylor, John (22 de setembro de 2010). «What is a Book of the Dead?». British Museum. Consultado em 17 de abril de 2015. Cópia arquivada em 17 de abril de 2015
- ↑ «Meet Medjede, The Egyptian God Who's Big in Japan!». Tor.com. 7 de agosto de 2015. Consultado em 7 de agosto de 2015
- ↑ Stimson, Eric (31 de julho de 2015). «The Obscure Egyptian God Medjede and His Bizarre Afterlife on the Japanese Internet». Anime News Network. Consultado em 7 de agosto de 2015
- ↑ Salvador, Rodrigo B. (15 de agosto de 2017). «Medjede: from Ancient Egypt to Japanese Pop Culture» Journal of Geek Studies 4(2): 10-20.
- ↑ «Extrasolar Planet HD 209458 b (Osíris)». Exoplanets and Alien Solar Systems. 2011–2012. Consultado em 1 de janeiro de 2018
- ↑ Pierce-Bohen, Kayleen (16 de agosto de 2019). «The Ultimate Indiana Jones Gift Guide». Screen Rant. Consultado em 30 de novembro de 2019
- ↑ James Allen McCarty; Carla L. Rueckert; Don Elkins. The Ra Material. [S.l.: s.n.] ISBN 9780898652604 – via Goodreads
- ↑ «Ra's Law of One: A religious Law of One». Chairman Immanuel Wiki. Consultado em 12 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 22 de dezembro de 2015
- ↑ Vídeo no YouTube
- ↑ Goux, Christopher (23 de março de 2019). «'Call of Duty: Black Ops 4' Zombies Ancient Evil Easter Egg Guide & Walkthrough». Newsweek. Consultado em 30 de novembro de 2019
- ↑ results, search (31 de maio de 2013). «Inheritance». Crushing Hearts and Black Butterfly Publishing – via Amazon
- ↑ Schork, Jonathan (2016). Fearless Inanna 2nd ed. [S.l.]: SM-ARC, Inc.
- ↑ Laguna, Daniel (6 de dezembro de 2017). «Una nueva deidad te espera en Assassin's Creed: Origins». Level Up (em espanhol). Consultado em 8 de dezembro de 2017
- ↑ Blain, Louise (7 de dezembro de 2017). «Watch how to beat Sacmis in Assassin's Creed Origins' Trials of the Gods». GamesRadar+. Consultado em 8 de dezembro de 2017
- ↑ «Face the fiery wrath of Sacmis in the Trial of the Gods». Ubisoft. Dezembro de 2017. Consultado em 8 de dezembro de 2017
- ↑ Dyce, Andrew (29 de outubro de 2017). «Assassin's Creed Origins: How To Unlock Legendary Outfits». Screen Rant. Consultado em 26 de janeiro de 2018
- ↑ Captain Camper (2 de novembro de 2018). «Best Outfits in Assassin's Creed Origins». Gamers Heroes. Consultado em 26 de janeiro de 2018
- ↑ "The Sands of Seth"
- ↑ Urko, Miguel (21 de novembro de 2017). «Enfréntate a Sobek en el nuevo desafío de Assassin's Creed: Origins». Área Jugones (em espanhol). Consultado em 25 de novembro de 2017
- ↑ Gómez, Mario. «Assassin's Creed Origins: Encuentra y derrota al dios Sobek». 3djuegos (em espanhol). Consultado em 25 de novembro de 2017
- ↑ Redacción (24 de novembro de 2017). «Pruebas de los Dioses: Sobek - Assassin's Creed Origins». Vandal (em espanhol). Consultado em 25 de novembro de 2017
- ↑ hbomberguy, Flat Earth: A Measured Response, consultado em 20 de janeiro de 2019
- ↑ Lee, Benjamin (13 de novembro de 2015). «Gods of Egypt posters spark anger with 'whitewashed' cast». The Guardian. Consultado em 13 de novembro de 2015