Doctor Who (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre

156 – Doctor Who
"O Doutor" (PT)
"O Senhor do Tempo" / "Doutor Who - O Senhor do Tempo" (BR)
Telefilme de Doctor Who
Doctor Who (filme)
Pôster do telefilme
Informação geral
Escrito por Matthew Jacobs
Dirigido por Geoffrey Sax
Produzido por Peter V. Ware
Matthew Jacobs (co-produtor)
Produção executiva Philip David Segal
Alex Beaton
Jo Wright (da BBC)
Código de produção 50/LDX071Y/01X
Duração 85 minutos
Exibição original 12 de maio de 1996 (Canadá)
14 de maio de 1996 (EUA)
27 de maio de 1996 (Reino Unido)
27 de julho de 2000 (Brasil)[1]
Elenco
Convidados
  • Yee Jee Tso – Chang Lee
  • Eric RobertsO Mestre
  • John Novak – Salinger
  • Michael David Simms – Dr. Swift
  • Eliza Roberts – Miranda
  • Dave Hurtubise – Professor Wagg
  • Dolores Drake – Curtis
  • Catherine Lough – Wheeler
  • William Sasso – Pete
  • Joel Wirkkunen – Ted
  • Jeremy Radick – Gareth
  • Bill Croft – Motorcyclist Policeman
  • Mi-Jung Lee – News Anchor
  • Joanna Piros – News Anchor
  • Dee Jay Jackson – Security Man
  • Gordon Tipple – Mestre idoso
Cronologia
← Precedido por
Survival (serial)
Dimensions in Time (especial de caridade)
Seguido por →
"Rose"
Lista de episódios de Doctor Who

Doctor Who (br: O Senhor do Tempo[1] ou Doutor Who - O Senhor do Tempo;[1] pt: O Doutor[2][3]) é um telefilme britânico baseado na série de ficção científica homônima. Concebido como uma co-produção entre BBC Worldwide, Universal Pictures, 20th Century Fox e a emissora Fox, teve sua estreia em 12 de maio de 1996 na Global Television Network de Edmonton, Alberta — 15 dias antes da sua transmissão na BBC One e dois dias antes da sua exibição na Fox.[4]

O Doutor, se aproximando do fim de sua sétima vida, recebe a tarefa de transportar os restos mortais de outro Senhor do Tempo, o Mestre, de volta para seu planeta natal. Mas, apesar de ter tomado precauções, seu velho inimigo não está exatamente morto. O Mestre cria um mau funcionamento na TARDIS e leva o Doutor para a São Francisco de 1999. O Doutor precisa encontrar um relógio atômico de berílio e impedir o Mestre, mas, depois de levar um tiro de membros de uma gangue, sua vida está em risco.

Responsável por levar os restos mortais do Mestre, que chegou à última de suas treze vidas, o Doutor (Sylvester McCoy) acaba em uma emboscada na Terra. Após um mal funcionamento na TARDIS (na versão brasileira, no TEDIRE - tempo e dimensão relativa no espaço), o Doutor acaba em meio a um tiroteio em São Francisco, EUA, em 30 de dezembro de 1999.

O Doutor é socorrido e levado ao hospital por Chang Lee (Yee Jee Tso), um adolescente asiático envolvido na troca de tiros.

No hospital, o Doutor confunde os médicos com a anatomia e pelo fato de ter dois corações. Acreditando se tratar de um erro do raio-x, a Dr. Grace Holloway decide operá-lo mesmo assim. O paciente tem uma parada cardíaca e é pronunciado morto e levado para o necrotério.

Enquanto o Doutor é socorrido, vemos Mestre, que aparece como uma gosma, saindo da TARDIS e entrando no corpo de Bruce (Eric Roberts), paramédico que levou o Doutor ao hospital. Ele revela que aquela é uma forma temporária, porque o objetivo dele é entrar no corpo do Doutor e roubar as vidas restantes dele.

Já o Doutor, enquanto está no necrotério, regenera para o corpo do oitavo Doutor (Paul McCgan). Os funcionários do hospital acreditam que o corpo foi roubado. O diretor do hospital inclusive queima os arquivos para não haver registros do paciente.

O Doutor acorda confuso e sem memórias. Lembra-se vagamente do rosto da Dra. Grace, e se agarra a ela para lembrar de quem é. Mas, antes, precisa explicar porque tem dois corações e explicar o perigo que correm.

O Mestre começa a busca pelo Doutor no hospital, e lá descobre que ele não está presente e os pertences dele (como o relógio e Chave de Fenda Sônica) estão com Chang Lee. Ele convence o menino a se aliar à busca pelo Doutor. Além de pagar uma grande quantia em ouro, faz o garoto acreditar que o Doutor roubara antes o corpo e a TARDIS do Mestre.

O Doutor fica ciente dos planos do Mestre porque o mesmo abre o Olho da Harmonia, dispositivo da TARDIS, com ajuda de Lee, um humano. Porém, o Olho não pode permanecer aberto, pois isso faria o mundo ruir e se desfazer. O Doutor traça um plano para impedir: encontrar um relógio atômico de berílio e pegar a peça necessária para restaurar a TARDIS e o olho. Ele deduz que o relógio é o mesmo que será usado para marcar a virada do Milênio em São Francisco.

O Doutor, Grace e o Mestre começam uma corrida até o relógio. Já perto do relógio, o Doutor tenta se manter escondido do Master enquanto chega perto do mecanismo para roubar a peça necessária. Burlando a segurança, ele e Grace conseguem, e roubam uma moto da polícia para chegar à TARDIS.

Embora consiga fechar o Olho, o Doutor não consegue reverter a destruição iminente porque demorou demais para chegar e a TARDIS não funciona. Ele decide que precisa voltar no tempo para antes do Olho ser aberto e impedir tudo. Porém, é impedido por um golpe de Grace, que revela estar possuída pelo Mestre.

Aprisionado pelo Master, o Doutor tenta convencer Lee que a TARDIS e o corpo são originalmente dele, e não do Master, como dito anteriormente. A ideia é que ele não abra o Olho da Harmonia novamente, pois é o olho que possibilita a troca de corpo. Quando o garoto se recusa a ajudar, o Mestre o mata.

Com Lee morto, o Mestre desencanta Grace e a usa para abrir o Olho. Logo começa a tomar as vidas restantes do Doutor. Fora da possessão, Grace escapa e tenta fechar o olho novamente, ativando a TARDIS, que entra em Órbita Temporal. Isso interrompe o processo de passagem de vida do Doutor para o Mestre. Irado, o Mestre mata Grace. O Doutor se solta da armadilha.

O olho, ainda aberto, começa a sugar tudo ao redor, inclusive o Mestre. O Doutor estende a mão e oferece para salva-lo, mas ele prefere voar para a morte.

O Doutor consegue viajar no tempo para o passado e impede a abertura inicial do Olho da Harmonia. Além disso, salva as vidas de Grace e Lee ao levá-los ao passado.

Em 1997, um canal de televisão português estava interessado em transmitir o telefilme, mas tal transmissão nunca chegou a ocorrer.[5] O filme acabaria por ser lançado diretamente em VHS pela Edivideo no mesmo ano.[3]

Referências

  1. a b c PREDDLE, Jon;; et al. «Brazil». BroaDWcast. Consultado em 19 de abril de 2021 
  2. PREDDLE, Jon;; et al. «Portugal». BroaDWcast. Consultado em 19 de abril de 2021 
  3. a b «O Doutor». igac.gov.pt. Classificação etária de videojogos e videogramas. Consultado em 5 de novembro de 2024 
  4. Sullivan, Shannon. «Doctor Who (1996)». A Brief History of Time Travel. Consultado em 31 de agosto de 2008 
  5. «Doctor Who On Television». doctorwhonews.net. 22 de julho de 1997. Consultado em 12 de dezembro de 2024 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre Doctor Who é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.