Dungeon crawler – Wikipédia, a enciclopédia livre
Parte de uma série sobre |
Jogos de RPG |
---|
Dungeon é uma palavra inglesa, com etimologia na palavra francesa donjon. Substantivo significando calabouço[1] ou masmorra.[2] Pode assumir também o sentido de torre de menagem. Como verbo pode significar encarcerar, prender em calabouço ou masmorra.
O termo é usado em jogos de RPG para designar cavernas ou labirintos repletos de monstros, armadilhas e tesouros. Uma Dungeon normalmente é composta por salas e corredores que as conectam, podendo haver também passagens secretas.
Dungeon crawl é outra expressão correlata, mas se refere a estereótipos de aventuras de RPG ambientadas em Dungeons.[3] O termo 'dungeon crawler' refere-se a aventureiros que são especializados em atuar em dungeons, onde o seu principal objetivo é geralmente a caça a um tesouro.
O termo é usado para um gênero especifico de RPGs eletrônicos onde o jogo inteiro se passa em uma dungeon. As primeiras gerações de RPGs eletrônicos eram Dunegon Crawlers devido a simplicidade para criar jogos para sistemas mais primitivos.[4]
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «Dungeon Prospector». Baixaki. 25 de março de 2014
- ↑ Newton "Nitro" (24 de janeiro de 2007). «Dungeon Crawl Classics». RedeRPG
- ↑ «Resenha - A Libertaçao de Valkaria». RedeRPG. 18 de agosto de 2004
- ↑ Brewer, Nathan. «Going Rogue: A Brief History of the Computerized Dungeon Crawl». IEEE-USA InSight. Consultado em 10 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 10 de janeiro de 2020