Duque de Montblanc – Wikipédia, a enciclopédia livre

Duque de Montblanc
Monarquia

Real brasão de armas da Duquesa de Montblanc
Titular:
Leonor
Título: Sua Alteza Real
Herdeiro aparente:
Primeiro duque: Martim I de Aragão
Formação: 1387

Duque de Montblanc é um título de nobreza, que foi o primeiro criado pelo rei João I de Aragão, é atualmente um dos títulos tradicionalmente realizadas pelo herdeiro do trono, sendo a titular Sua Alteza Real, Leonor de Bourbon.

Brasão de armas do Ducado de Montblanc.

O título de Duque de Montblanc, foi criada pelo rei de Aragão, D. João I, o Caçador , através da concessão do título de Duque de Montblanc seu irmão Martin, o futuro Rei Martin I em 16 janeiro de 1387 .

A intenção do proprietário João I era o seu irmão com um grau menor do que o rei, mas superior a todos os outros nobres. Foi, portanto, um título de nobreza para a vida, mas não hereditário. Como morreu em criança, o título reverteu para a coroa de Aragão.

Aconteceu que o rei Juan I de Aragão morreu sem problema a 1396 e depois foi coroado irmão mais velho do rei, o infante Martim, Duque de Montblanc, que perdeu o título.

Logo, a dinastia da Casa de Aragão não diexou herdeiro por morrer jovem. Após o compromisso de Caspe foi escolhido para reinar Fernando I de Aragão, da dinastia espanhola de Trastamara. Quando ele foi nomeado rei, em 1412, decidiu dar o título de Duque de Montblanc para seu segundo filho o Infante Juan.

Mas poucos anos depois a história se repetiu: o rei Afonso o Magnânimo morreu sem filhos legítimos e seu irmão João foi coroado o novo monarca do Reino de Aragão. Ele entregou o título de seu segundo filho, o Infante Fernando.

Em 1461 morreu o herdeiro Carlos de Viana e foi nomeado o novo Principe de Girona (título do herdeiro da Coroa de Aragão), o Infante Fernando. Fernando decidiu então que o título de Príncipe de Girona, Duque de Montblanc iriam juntos para o herdeiro do reino. E assim o Ducado de Montblanc se tornou um título hereditário e não de vida, o que significava que o herdeiro real para o fim da dinastia Habsburgo.

Com a morte do rei Charles II de Aragão a 1700, o novo monarca foi Filipe IV de Aragão da dinastia francesa dos Bourbon. Não indicado a qualquer herdeiro, e, portanto, os títulos de Príncipe de Girona e Duque de Montblanc foram deixados vagos, como os títulos dos herdeiros do Reino de Castela (Príncipe das Astúrias) e do Reino de Navarra (Príncipe de Viana).

Em 1705, a Coroa de Aragão revelou-se contra a monarquia e foi coroado o novo rei Austriacist, o arquiduque Carlos de Áustria como Carlos III de Aragão, que também constituiu herdeiro enquanto ele estava no meio da Guerra de Sucessão.

Em 1714, os Bourbon venceu a guerra na Catalunha (em 1707 tinham ganho em Aragão e Valência, e em 1715 ocupou Maiorca) e volta para Filipe de Anjou como rei de Aragão. Logo depois, ele publicou o decreto da nova fábrica da que aboliu a Coroa de Aragão, com todas as conseqüências.

Situação Atual

[editar | editar código-fonte]

De 8 de setembro de 199, o dia do 7º aniversário da chegada de Nossa Senhora da Serra de Montblanc, este título na sua qualidade de herdeiro da coroa espanhola corresponde ao príncipe Felipe de Bourbon e Grécia, que é de fato o primeiro Bourbon que ocupou o título de Duque de Montblanc, para assumir, sem cerimónia oficial de inauguração. Anteriormente nenhum outro Bourbon tinha tomado posse e tinha usado este título.

Lista dos Duques de Montblanc

[editar | editar código-fonte]
Martim I de Aragão, o primero Duque de Montblanc.
S.A.R. Dª. Leonor, Duquesa de Montblanc.

Dinastia Aragão-Barcelona (1387 - 1396)

Dinastía Trastámara (1412 - 1516)

Dinastía Habsburgo (1516 - 1700)

Título vacante, (1700 - 1977)

Dinastia Bourbon (1977 - presente)

Referências

  1. Simonsohn, Shlomo (2011). Between Scylla and Charybdis: The Jews in Sicily (em inglês). Leida: BRILL. p. 6. ISBN 9789004203617