Egide Walschaerts – Wikipédia, a enciclopédia livre

Egide Walschaerts

Egide Walschaerts 1820 - 1901
Nascimento 21 de janeiro de 1820
Mechelen
Morte 18 de fevereiro de 1901 (81 anos)
Nacionalidade Bélgica Belga
Campo(s) Engenharia mecânica

Egide Walschaerts (Mechelen, 21 de janeiro de 182018 de fevereiro de 1901) foi um engenheiro mecânico belga.

É conhecido como inventor do mecanismo de comando de válvula Walschaerts para locomotivas a vapor. Em 1838 foi reconhecido como um excelente modelista, apresentando seu trabalho em uma exibição local em Mechelen. O ministro Rogier, que abriu a exposição, ficou tão impressionado que conseguiu uma vaga para Walschaerts estudar na Universidade de Liège.

Em 1842 começou a trabalhar na Ferrovia Estatal da Bélgica como gerente de obras, posição que manteve o resto de sua vida, inicialmente em Mechelen e depois na Estação de Bruxelas Sul.

Engrenagem válvula de Walschaerts

[editar | editar código-fonte]

Enquanto em Mechelen, em 1844 desenvolveu um novo tipo de mecanismo de comando de válvula (um mecanismo que permite o ajuste do curso das válvulas que distribuem o vapor para os cilindros e permite uma locomotiva a vapor variar o grau de admissão nos cilindros (para economizar vapor) bem como a sua reversão. Uma locomotiva construída nas oficinas Tubize equipadas com a engrenagem válvula Walschaerts foi premiada com uma medalha de ouro na Exposição Universal de 1873 em Viena. Esta engrenagem válvula chegou a ser usada na maioria das locomotivas a vapor, e tornou-se quase universal ao longo do século XX.

Outras inovações

[editar | editar código-fonte]

De acordo com Payen,[1] em 1874 Walschaerts desenvolveu uma versão particularmente bem sucedida da máquina a vapor estacionária Corliss, que ganhou uma medalha de ouro na Exposição Universal de 1878 em Paris.

Referências

  1. Payen Jacques: "Walschaerts, sa coulisse, sa vie" in Les Cahiers Chapelon, no 5, pp 26-31.
Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.