El Jebha – Wikipédia, a enciclopédia livre

El Jebha
جبهة , Jabhah
M'Tioua, Puerto Capaz
Comuna rural
Vista de El Jebha
Vista de El Jebha
Vista de El Jebha
Localização
Localização da comuna de M´Tioua dentro do círculo de Jebha e dentro da província de Xexuão.
Localização da comuna de M´Tioua dentro do círculo de Jebha e dentro da província de Xexuão.
Localização da comuna de M´Tioua dentro do círculo de Jebha e dentro da província de Xexuão.
El Jebha está localizado em: Marrocos
El Jebha
Localização de El Jebha em Marrocos
Coordenadas 35° 12′ 20″ N, 4° 40′ 00″ O
País Marrocos
Região Tanger-Tétouan-Al Hoceïma
Região (1997-2015) Tânger-Tetuão
Província Xexuão
Comuna M'Tioua
Características geográficas
População total (2014) 3 757 hab.
Outras informações
Soco semanal terça-feira
Sítio www.eljebha.org
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre El Jebha

El Jebha ou simplesmente Jebha (em árabe: جبهة; romaniz.: Jabhah) é uma aldeia da costa mediterrânica de Marrocos, sede da comuna rural de M'Tioua, pertencente ao círculo de Jebha, na província de Xexuão e na região de Tanger-Tétouan-Al Hoceïma. Em 2004 a aldeia tinha habitantes 2 984 e [1]. e em 2014 tinha 3 757 habitantes[2]. A comuna de M'Tioua tinha 12 812 habitantes[2] (em 2014) e o círculo de Jebha tinha 78 049 habitantes[2] (em 2014).

Chamada Puerto Capaz durante o protetorado espanhol, Jebha é um pequeno e pitoresco porto de pescadores de casas brancas entalado entre o Mediterrâneo e as montanhas do Rife, que chegam a atingir praticamente os 1 500 metros nos arredores. O nome da vila significa "frente" ou "testa" em árabe, precisamente pela situação da povoação frente às montanhas, na chamada Costa Gomara, o nome da tribo berbere da região. Encontra-se na tortuosa estrada N16, que segue junto à costa desde Tetuão (135 km a noroeste por estrada) e depois de Jebha segue pelo interior para Al Hoceima (110 km a leste). A aldeia fica cerca de 55 km oeste dos limites ocidentais do Parque Nacional de Al Hoceima.

Nas imediações há algumas praias muito pouco frequentadas devido a serem de acesso difícil, e por isso muito preservadas em termos naturais. Apesar da areia das praias do lado ocidental ser mais áspera e cinzenta do que as do lado oriental, são mais frequentadas devido a serem mais facilmente acessíveis.

As principais atividades económicas da vila são a pesca e o comércio e o dia da semana mais animado é a terça-feira, dia do soco (mercado), que atrai muitos habitantes dos arredores.

Notas e referências

[editar | editar código-fonte]
  • Parte do texto foi inicialmente baseado no artigo na tradução do artigo «El Jebha» na Wikipédia em castelhano (acessado nesta versão).
  1. Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. «Recensement général de la population et de l'habitat 2004» (PDF). www.lavieeco.com (em francês). Jornal La Vie éco. Consultado em 26 de julho de 2012 
  2. a b c «Population légale des régions, provinces, préfectures du royaume d'après les résultats du RGPH 2014 (12 régions)». Haut Commissariat au Plan, do Reino de Marrocos. Consultado em 10 de abril de 2020 

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "wgaz" definido em <references> não é utilizado no texto da página.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.