El Oro – Wikipédia, a enciclopédia livre

El Oro
Brasão Bandeira
Fundação 23 de abril de 1884
Região geográfica Costa
Capital Machala
População 525.763 habitantes
Censo 2001
Área 5.817,4 km²
Densidade 90,38 hab/km²
Cantões 14
Paróquias Urbanas 32
Paróquias Rurais 55
Gentílico Orense
Mapa

El Oro é uma província localizada no sudoeste do Equador, na região geográfica de Costa. Limita ao norte com as províncias de Guayas e Azuay, a noroeste com o Golfo de Guayaquil, ao sul e a leste com a província de Loja, e a oeste com Tumbes, departamento do (Peru). Sua capital é a cidade de Machala, quarta maior cidade do país, considerada a "capital mundial da banana".


Os rios desta província nascem na cordilheira dos Andes e deságuam no Golfo de Guayaquil. O mais importante de todos é o rio Jubones, que atravessa a província de leste a oeste e deságua perto das cidades de El Guabo e Machala.

Nesta província também se pode destacar o rio Arenillas, o rio Zarumilla, que forma a fronteira com o Peru e o rio Puyango, que separa El Oro da província de Loja.


Esta província está dividida em duas áreas: no noroeste, se encontra as planícies, onde se cultiva banana, a principal fonte econômica da província; aqui se encontra Machala, a capital, e outras cidades importantes como Santa Rosa, Arenillas e Huaquillas.

O sudeste, ao contrário, é cortado pela Cordilheira Ocidental dos Andes, e a temperatura vai descendo de acordo com a altitude. As cidades principais desta área são Piñas, famosa por suas orquídeas, Portovelo, célebre por suas minas de ouro, que dão nome a província, e Zaruma, conhecida por sua arquitetura colonial.


El Oro se divide em 14 cantões (capitais entre parênteses):

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Equador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.