Emília de Cesareia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Santa Emília de Cesareia
"Mãe de Santos"
Nascimento século III
Cesareia, na Capadócia
Morte 8 de maio de 375
Veneração por Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 1 de janeiro (Igreja Ortodoxa Russa)
30 de maio (Igreja Ortodoxa Grega)
Padroeira Pessoas chamadas de Emília
Portal dos Santos

Santa Emília (ou Santa Emélia), de Cesareia, na Capadócia, era a esposa de Basílio, o Velho e filha de um mártir.[1] Ela é mãe de diversos santos e bispos da Igreja e é venerada principalmente nas igrejas orientais.

Ela deu à luz nove ou dez filhos e instigou neles a fé religiosa. Como resultado, há certamente quatro de seus filhos que são venerados como santos no calendário litúrgico cristão: Santa Macrina, a Jovem, Basílio Magno, Gregório de Níssa e Pedro de Sebaste.[2] Sobre a diaconisa Teosébia, não há certeza sobre a identificação dela como filha de Emília. Destes, Pedro, Gregório e Basílio também foram bispos. Por isso, ela é chamada de "Mãe dos Santos". Ela também é mãe de Naucrácio, o eremita.

Ela fundou um mosteiro e um convento juntamente com Macrina e Pedro já em idade avançada. Lá ela morreu e foi enterrada, segundo a tradição, em 8 de maio de 375.[3]

A Igreja Ortodoxa Russa comemoram sua festa no dia 1 de janeiro, junto com seu filho Basílio. A Igreja Ortodoxa Grega comemora no dia 30 de maio, junto com o seu marido Basílio e sua sogra, Santa Macrina Maior.

Referências

  1. "St. Basil the Great" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  2. «St. Emilia, Mother of Sts. Basil and Gregory» (em inglês). Antiochian Orthodox Christian Archdiocese. Consultado em 12 de outubro de 2010 
  3. «Saint Emmelia» (em inglês). "Come and See" Icons. Consultado em 12 de outubro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.