Equilíbrio de solubilidade – Wikipédia, a enciclopédia livre

Kps é o nome dado ao produto de solubilidade no que se refere ao equilíbrio entre um sólido e seus respectivos íons em uma solução.  Essa constante é apresentada em termos de atividade dos íons. Por exemplo, o produto da solubilidade do Cromato de prata, , é determinada como

 ;

O sólido não aparece na expressão de Kps pois se trata de um sólido e sua atividade é 1. Considerando que as concentrações de um sal pouco solúvel são mínimas, as atividades podem ser substituídas pelos valores de concentrações molares dada por:

Medindo a solubilidade molar composto, ou seja, a concentração molar do composto em solução saturada é possível determinar o Kps, assim se a solubilidade molar é descrita como 65 𝞵mol.L-1 ( 6,5 ×10-5 mol.L-1), escrevemos : 6,5×10-5

[1]

Conceitos em
Equilíbrio químico
Constante de acidez
Solução tampão
Constante de dissociação
Estabilidade química
Coeficiente de partição
Constante de equilíbrio
Extração líquido-líquido
Diagrama de fases
Regras das fases de Gibb
Coeficiente de reação
Equilíbrio de solubilidade
Solubilidade molar
Constante de estabilidade
Constante de estabilidade para complexos
Equilíbrio termodinâmico
Estágio de equilíbrio
Equilíbrio vapor-líquido
edit

Equilíbrio de solubilidade é um tipo de equilíbrio dinâmico. Existe quando um composto químico no estado sólido está em equilíbrio químico com uma solução desse composto. O sólido pode dissolver-se inalterado, por dissociação ou com reação química com outro constituinte do solvente, como um ácido ou um álcali.

Cada tipo de equilíbrio é caracterizado por uma constante de equilíbrio dependente da temperatura. Os equilíbrios de solubilidade são importantes cenários farmacêuticos, ambientais, entre outros. O equilíbrio de solubilidade é um exemplo de equilíbrio heterogêneo, que está relacionado com a dissolução e precipitação de substâncias pouco solúveis.

Considerando uma solução saturada de cloreto de prata, AgCl. Se continuarmos a adicionar AgCl a uma solução saturada, verificamos que há formação de precipitado, e passamos a ter uma solução heterogênea com uma fase líquida e uma fase sólida. Nestas condições, ocorre um equilíbrio entre estas duas fases, designado por equilíbrio em soluções saturadas de sais, e que, neste caso, pode ser representado por:

  • AgCl (s)  AgCl (aq)

O momento em que a velocidade de dissolução iguala-se à velocidade de precipitação, corresponde ao instante em que se estabelece o equilíbrio de solubilidade do sal em estudo.

Referências

  1. Atkins, Peter (novembro de 2006). «Peter Atkins». New Scientist (2578). 64 páginas. ISSN 0262-4079. doi:10.1016/s0262-4079(06)61136-6. Consultado em 11 de junho de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.