Eric Schmidt – Wikipédia, a enciclopédia livre
Eric Schmidt | |
---|---|
Nascimento | 27 de abril de 1955 (69 anos) Falls Church |
Nacionalidade | Estadunidense |
Ocupação | Software engineer and businessman |
Prêmios | Medalha Fundadores IEEE (2014) |
Website | Google.com — Eric Schmidt |
Eric Emerson Schmidt (Falls Church, 27 de abril de 1955) é o presidente e ex-chefe executivo (CEO) da Alphabet Inc., anteriormente denominada Google, a principal subsidiária da empresa recém-criada. Trabalhou na Novell[1] e possui doutorado (Ph.D) em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Berkeley.
Os outros principais do Google são Larry Page e Sergey Brin. Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, contrataram Eric Schmidt, na época presidente e diretor executivo da Novell, onde conduzia o desenvolvimento de tecnologia, o gerenciamento e o planejamento estratégico da empresa para manter o rápido crescimento do Google como empresa, além de garantir a manutenção da alta qualidade face à redução dos prazos do ciclo de desenvolvimento de produtos a um patamar mínimo. Juntamente com Larry e Sergey, Eric divide a responsabilidade pelas operações diárias das necessidades do Google como um mecanismo de pesquisa recente, em rápido crescimento e com uma cultura corporativa própria.
Antes de trabalhar na Novell, Eric foi diretor de tecnologia e diretor executivo corporativo na Sun Microsystems, Inc.,[2] onde liderou o desenvolvimento do Java, tecnologia de programação independente de plataforma da Sun, e definiu a estratégia da empresa no tocante ao software para a internet. Antes de entrar na Sun em 1983, ele foi membro da equipe de pesquisa do Laboratório de Informática do Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC) da Xerox e ocupou cargos na Bell Labs e na Zilog. Eric é bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Princeton,[3] mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia-Berkeley.
Schmidt foi eleito para o conselho de administração da Apple em 28 de agosto de 2006.[4][5][6] Em 3 de agosto de 2009, foi anunciado que ele renunciaria do conselho de administração da Apple devido a conflitos de interesse, em meio a crescente concorrência entre Google e Apple.
Referências
- ↑ «Eric Schmidt». Crunchbase. Consultado em 6 de julho de 2022
- ↑ «Oracle Buys Sun». Oracle. 20 de abril de 2009. Consultado em 6 de julho de 2022
- ↑ princeton.edu Arquivado em 23 de dezembro de 2006, no Wayback Machine.. princeton.edu (July 11, 2011). Retrieved on September 27, 2012.
- ↑ «Dr. Eric Schmidt Resigns from Apple's Board of Directors». Press release. Apple Inc. 3 de agosto de 2009. Consultado em 15 de junho de 2011
- ↑ «Google CEO Dr. Eric Schmidt Joins Apple's Board of Directors». Press release. Apple Inc. 29 de agosto de 2006. Consultado em 15 de junho de 2011
- ↑ Eric Schmidt e Sergey Brin (Apple 2014)
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Daily Mail Online News (Eric Schmidt)
- Google Discovery (Citações notáveis de Eric Schmidt)
- Eric Schmidt: Polozicoaching
- Código Fonte UOL (Eric Schmidt: Previsões para o Google e o Mundo da Tecnologia em 2014) Arquivado em 1 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine.
- Tecnologia UOL (Eric Schmidt: Redes Sociais China)
- Olhar Digital UOL Noticia (Eric Schmidt: Como migrar do Iphone para o Android) Arquivado em 1 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine.
- Tecnologia UOL (Eric Schmidt: Fim da Censura em uma Década)
- UOL Entretenimento (Eric Schmidt: Google anuncia bloqueio de buscas por pornografia pedófila)
- Para Eric Schmidt, os robôs serão onipresentes em nossas vidas (Tecmundo)
- «Julian Assange book to recount clash with Google chief Eric Schmidt {The Guardian)»
- Obama reuniu-se com Mark Zuckerberg e Eric Schmidt para os acalmar por causa da recolha de dados (Publico PT)