Esporte Clube Tigres do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tigres do Brasil
Nome Esporte Clube Tigres do Brasil
Alcunhas Fera da Baixada
Mascote Tigre
Principal rival Duque de Caxias
Fundação 19 de janeiro de 2004 (21 anos)
Estádio Estádio de Los Larios
Capacidade 6.300
Localização Duque de Caxias, RJ
Presidente Aristóteles Larios
Treinador(a) Jorge Henrique
Patrocinador(a) Soccer Stars
Material (d)esportivo AC Sports
Website Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Esporte Clube Tigres do Brasil é uma agremiação esportiva situada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, fundada em 19 de janeiro de 2004 com o nome de Esporte Clube Poland Química do Brasil.

Formação do Tigres do Brasil, 2008

O Esporte Clube Tigres do Brasil deve seu início à iniciativa de revolucionar o futebol brasileiro. A diretoria quis provar que com investimento e administração profissional, os bons resultados seriam mera consequência.

Em 2005, o Esporte Clube Poland do Brasil resolveu adotar um nome para parecer mais brasileiro e Tigres do Brasil foi o nome escolhido. O time terminou na quarta colocação no Campeonato Carioca da Terceira Divisão. Naquele mesmo ano, a equipe caxiense conquistaria o título da Copa Rio, ao vencer o Macaé Esporte na decisão.

Em 2006, o Tigres do Brasil garantiu uma vaga para a disputa do Campeonato Carioca da Segunda Divisão do ano seguinte, após terminar em terceiro na seletiva.

Em 2008, o Tigres ficou em segundo lugar no Campeonato Carioca da Segunda Divisão e garantiu acesso pela primeira vez na Primeira Divisão de 2009.[1]

Em 2009, consegue se manter na Primeira Divisão do Campeonato Carioca e se sagra campeão carioca da categoria Juniores da Primeira Divisão, ao vencer a Taça Guanabara e Taça Rio, um feito inédito para o clube de Xerém. A equipe de juniores conquistou de forma inédita o Campeonato Estadual da Primeira Divisão da categoria, após 22 anos em que um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro não faturam o título. O último campeão entre os times de menor investimento foi o Bangu Atlético Clube em 1987. Naquele mesmo ano, a equipe caxiense conquistaria seu segundo título da Copa Rio, ao vencer o Madureira na decisão.

Em 2010, o clube estreou em competições nacionais enfrentado o Fortaleza pela Copa do Brasil 2010, no Estádio De Los Larios, a partida acabou empatada em 2 a 2. No mesmo ano é rebaixado à Segunda Divisão no Campeonato Estadual por ter ficado na última colocação.

Em 2011, o Tigres assina parceria com a equipe de futebol society Libertad TFS para participar do Campeonato Carioca de Futebol 7, a edição de 2011 é a primeira a reunir os quatro grandes do Rio - Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo - além de outras agremiações tradicionais como, América, Bangu, Olaria, Madureira, Portuguesa e São Cristóvão.[2] [3]

Em 2014, o Tigres fecha uma parceria e disputa o Campeonato Carioca da Série B de 2014 sob o nome de Itaguaí Futebol Clube.[4] Com o nome do Itaguaí, o clube conquista a Taça Corcovado e consegue o Segundo Lugar na Série B, garantindo assim uma vaga na Série A do Campeonato Carioca 2015. No ano seguinte a parceria é desfeita.

A administração do clube adota um modelo de gestão empresarial e conta com um presidente e um vice presidente. As Diretorias do clube hoje são compostas pela parceria com a Universidade de Futebol.

Em uma área de 240 mil metros quadrados, estão localizados cinco campos oficiais, um campo reduzido para goleiros, sala de musculação, piscina, área de lazer e alojamentos para os atletas da base.[5]

Em 2015 o Tigres fechou uma parceria com o clube paulista Corinthians para a compra e empréstimo de jogadores entre os 2 clubes.[6]

O Estádio De Los Lários tem capacidade oficial para 11.000 espectadores e se localiza no bairro de Xerém, quarto distrito do município de Duque de Caxias. O estádio foi inaugurado oficialmente em 18 de janeiro de 2009, em um amistoso realizado pelo Tigres do Brasil Esporte Clube contra o Danúbio Fútbol Club, do Uruguai. O jogo terminou em um empate por 4 a 4.[7][8][9] Para o Campeonato Carioca da série A do ano de 2016, o estádio é um dos poucos estádios liberados para realizar partidas contra os quatro Grandes Clubes do estado do Rio de Janeiro.


Interior do estádio em 2011.
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa Rio 2 2005 e 2009
TURNOS DO ESTADUAL
Competição Títulos Temporadas
Taça Corcovado 1 2014 [nota 1]

Categorias de base

[editar | editar código-fonte]
Estaduais
  • Campeão da Taça Guanabara de Juniores (Primeira Divisão): 2009
  • Campeão da Taça Rio de Juniores (Primeira Divisão): 2009
  • Campeão Estadual de Juniores (Primeira Divisão): 2009
  • Vice-campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores: 2010

Notas e referências

Notas

  1. O clube conquistou a Taça Corcovado de 2014 sob o nome de Itaguaí Futebol Clube[4]

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Portuguesa
Copa Rio
Copa Rio 2005
Sucedido por
Volta Redonda
Precedido por
Nova Iguaçu
Copa Rio
Copa Rio 2009
Sucedido por
Audax Rio