Estádio Municipal José Francisco Breda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tico Breda
Estádio José Francisco Breda
Nomes
Nome Estádio Municipal José Francisco Breda
Apelido Tico Breda
Características
Local Hortolândia, SP, Brasil
Gramado Grama natural (99 x 67 m)
Capacidade 4.000 pessoas
Construção
Data 2002
Inauguração
Data 19 de março de 2006
Partida inaugural SEV Hortolândia 0x2 Ferroviária
Primeiro gol Sandro Goiano (Ferroviária)
Proprietário Prefeitura Municipal de Hortolândia
Administrador Prefeitura Municipal

Estádio Municipal José Francisco Breda é um estádio de futebol localizado na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo, Brasil.

O estádio é conhecido na cidade como "Tico Breda", e recebe jogos do primeiro time profissional da cidade, o Social Esportiva Vitória, conhecido como SEV Hortolândia.

O nome do estádio é uma homenagem póstuma a José Francisco Breda, o Tico Breda, subprefeito de Hortolândia por quatro vezes na época em que o município era distrito de Sumaré. Também foi vereador.[1]

Um dos investimentos mais importantes da cidade na área de esporte, foi a construção do Estádio Municipal José Francisco Breda, o Tico Breda. Localizado no Centro Poliesportivo Nelson Cancian, no bairro Jardim Nova Hortolândia, o espaço tem capacidade para receber até 10 mil torcedores. O Tico Breda tornou-se, também, a casa do primeiro time profissional de futebol de Hortolândia, o Social Esportiva Vitória. Hortolândia sempre foi marcada pelo futebol amador que nos finais de semana agitam os campos da cidade.

A obra foi possível com a parceira das Secretárias de Finanças, Infraestrutura Urbana e Esporte. O campo possui arquibancadas para acomodar 4 mil torcedores[2], gramado de 99 x 67m, vestiários para os times e cabines de imprensa.

A obra levou o futebol profissional para o município de Hortolândia e se transformou na "toca do lobo", em referência ao SEV, que tem como mascote o lobo-guará.

O jogo de estreia do SEV na cidade coincidiu com a inauguração do estádio. O primeiro jogo contou com a presença de três mil torcedores que viram SEV e Ferroviária no dia 19 de março de 2006. A partida terminou com a vitória dos visitantes por 2 a 0.[1][3] O árbitro da partida inaugural foi José Roberto Marques, com os assistentes Andreval de Jesus Monteiro e Eduardo de Jesus Conceição. O primeiro gol do Tico Breda foi da Ferroviária, marcado por Sandro Goiano aos 43 minutos do primeiro tempo, e o segundo gol foi marcado por Dinei aos 41 da segunda etapa.

Em 2008, o estádio recebeu jogos do grupo V da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo que, neste ano pela primeira vez Hortolândia foi sede da copa. No ano de 2009, pela segunda vez consecutiva, o município foi sede da copinha.

Referências

  1. a b Comunicação, Drive. «Federação Paulista de Futebol». 2016.futebolpaulista.com.br. Consultado em 12 de novembro de 2022 
  2. «Prefeitura de Hortolandia - Estádio Municipal "José Francisco Breda - Tico Breda"». www2.hortolandia.sp.gov.br. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  3. «Institucional – sevitoria». Consultado em 12 de novembro de 2022 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.