Federação Portuguesa de Atletismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Federação Portuguesa de Atletismo
(FPA)
Fundação 1921
Sede Linda-a-Velha, Oeiras
Filiação AEA
IAAF
Presidente Jorge António de Campos Vieira
Sítio oficial http://fpatletismo.pt

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) MHIH foi fundada em 5 de Novembro de 1921 sob a inscrição de Federação Portuguesa de Sports Atléticos. Tem a sua sede em Linda-a-Velha, Concelho de Oeiras.

A Federação Portuguesa de Atletismo é uma entidade unidesportiva, pessoa colectiva de direito privado, de utilidade pública desportiva, prosseguindo fins não lucrativos. Rege-se pelos seus Estatutos,[1] pelos Regulamentos complementares e pela legislação nacional e internacional aplicável.

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) é a entidade coordenadora da pratica desportiva do Atletismo em Portugal. É a entidade máxima da modalidade, a nível nacional, federando 22 Associações Regionais, promovendo e dirigindo a prática do atletismo, masculino e feminino, em articulação com os organismos do Estado responsáveis pela tutela do desporto nacional.

A Federação Portuguesa de Atletismo é membro da Associação Europeia de Atletismo, e segue as regras da World Athletics WA, de que é membro, é a entidade que realiza o controle de antidopagem em competições do calendário oficial, bem como fora das competições, dos quais tem que apresentar relatórios anuais à WA.

A 6 de Outubro de 1998 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[2]

Associações Regionais

[editar | editar código-fonte]

As Associações Regionais federadas na Federação Portuguesa de Atletismo são as seguintes:

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1][ligação inativa]
  2. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Federação Portuguesa de Atletismo". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 6 de fevereiro de 2016