Fenomenologia (física de partículas) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Junho de 2010) |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
A fenomenologia da física de partículas é a parte da física de partículas teórica que trata da aplicação da teoria a experimentos de alta energia em física de partículas. Dentro do chamado "Modelo Padrão", fenomenologia é o cálculo de detalhadas predições para os experimentos, normalmente de alta precisão (e.g., incluindo correções radioativas). Além do "Modelo Padrão", fenomenologia estabelece consequências experimentais de novos modelos: como suas novas partículas poderiam ser pesquisadas, como os parâmetros dos modelos poderiam ser medidos, e como o modelo poderia ser distinguido de outros modelos concorrentes.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Artigos sobre fenomenologia estão disponíveis num arquivo hep-ph em ArXiv.org (em inglês)
- Lista de tópicos em Fenomenologia do IPPP, Institute for Particle Physics Phenomenology da Universidade de Durham, Reino Unido (em inglês)
- Fenomenologia dos Colisores: Conhecimento Básico e Técnicas, leituras por Tao Han (em inglês)
- Pheno '06 Symposium sobre fenomenologia de física de partículas, includindo slides das apresentações apontadas no programa do simpósio.