Forte da Forca (Vila Franca do Campo) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura um forte na ilha de Santa Maria, veja Forte da Forca.

O Forte da Forca localizava-se na Vila Franca, atual concelho de Vila Franca do Campo, na costa sul da ilha de São Miguel, nos Açores.

Em posição dominante sobre este trecho do litoral, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

A "Relação" do marechal de campo Barão de Bastos em 1862 refere-o como "Forte da Forca" e informa que se encontrava arruinado.[1]

De acordo com Sérgio Rezendes (2010), também terá tido a denominação de Forte de São Francisco de Vila Franca, e terá sido reconstruído em 1815, com o nome de Forte de Gonçalo Velho.[2] Esta estrutura não chegou até aos nossos dias.

Referências

  1. BASTOS, 1997:268.
  2. Op. cit, p. 6.
  • BASTOS, Barão de. "Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar." in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LV, 1997. p. 267-271.
  • NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Arthur Teodoro de (coord.). "Documentação sobre as Fortificações dos Açores existentes nos Arquivos de Lisboa – Catálogo". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. L, 1992.
  • VIEIRA, Alberto. "Da poliorcética à fortificação nos Açores: introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. XLV, tomo II, 1987.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]