Francesco Primaticcio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Francesco Primaticcio
Francesco Primaticcio
Nascimento 30 de abril de 1504
Bolonha
Morte 1570 (65–66 anos)
Paris
Cidadania França
Ocupação pintor, arquiteto, decorador, escultor, plastering, artista visual
Movimento estético Escola de Fontainebleau, Escola de Mântua, maneirismo
O Estupro de Helena

Francesco Primaticcio (1504 - 1570) foi um pintor, arquiteto e escultor do Maneirismo italiano que passou a maior parte de sua carreira na França.

Nasceu em Bolonha, estudou com Giulio Romano em Mântua e tornou-se aluno de Innocenzo da Imola, antes de assegurar uma posição na corte de Francisco I de França em 1532.

Junto com Rosso Fiorentino, foi um dos mais importantes artistas a trabalhar no Château de Fontainebleau (onde é parte da chamada "Primeira Escola de Fontainebleau"), passando a maior parte de sua vida lá. Após a morte de Rosso, em 1540, Primaticcio tornou-se diretor de Fontainebleau, sendo ajudado por artistas como Nicolò dell'Abate. Francisco I o enviou para a Itália em 1540 e 1545 para obter os moldes das obras de grandes escultores das coleções papais para decorar os jardins de Fontainebleau.

Primaticcio continuou como pintor da corte para o herdeiro de Francisco, Henrique II de França e Francisco II de França. Sua obra-prima, a Salle d'Hercule, em Fontainebleau, foi executada de 1530 a 1559.

A arte de Primaticcio influenciou a arte francesa pelo resto de século. Trabalhou com arquitetura no final de sua vida.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Francesco Primaticcio