Fruticultura – Wikipédia, a enciclopédia livre
A fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com o intuito de comercializar os mesmos.
A fruticultura é uma atividade com grande importância para a humanidade, tanto considerando os aspectos econômicos e sociais, como por representar uma importante fonte de nutrientes.
Produção Mundial de Frutas
[editar | editar código-fonte]Segundo dados da FAO, em 2017 a produção comercial mundial de frutas em geral foi de cerca de 865 milhões de toneladas em área aproximada de 65 milhões de hectares. A China destaca-se com cerca de 30% de toda a produção mundial de frutas e 24% da área cultivada comercialmente no mundo[1].
A tabela a seguir mostra os 20 maiores produtores mundiais de frutas destinadas ao comércio no ano de 2017:
- Nota: Esta tabela lista os 20 países com maior volume de Produção (milhões de toneladas), sendo que os quesitos Área Colhida e Rendimento devem ser utilizados apenas para comparação entre os 20 países.
|
|
Mercado no Brasil
[editar | editar código-fonte]O mercado de frutas do Brasil movimenta aproximadamente US$ 100 milhões.
O Brasil hoje é o maior exportador de laranja, mas também se destaca como um dos maiores exportadores de banana e mamão.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Agricultura
- Lista de frutas
- Pomar
- Castanha
- Cereja
- Maçã
- Marmelo
- Melão
- Melancia
- Mirtilo
- Nectarina
- Pêra Rocha
- Pêssego
Referências
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- LORENZI, H.; LACERDA, M. T. C.; BACHER, L. B. (2015). Frutas no Brasil: nativas e exóticas (de consumo in natura). 2a. ed. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, São Paulo. 704 p. [1a. ed., 2006.]